22/08/2023



Geral Região

Em Prudentópolis, Câmara censura acesso da população às sessões

imagem-110614

* Da Redação

Prudentópolis – A mesa diretiva da Câmara de Vereadores de Prudentópolis está andando na contramão da democracia. Nessa segunda feira (18), o presidente da Casa, José Adilson dos Santos, o “Yaco”, publicou no Diário Oficial do Município uma portaria onde estabelece regras para o acesso da população às sessões ordinárias.

Entre as exigências da Câmara, está a apresentação obrigatória de um documento com foto no acesso ao prédio. Caso o cidadão não esteja com documento ou este não tenha foto, o acesso será proibido. Yaco também deixa claro que, dependendo da importância da sessão, o número de pessoas poderá ser limitado.

A atitude de Yaco foi motivada pelas constantes manifestações da população, que tem lotado a câmara nas últimas sessões, para protestar contra a onda de corrupção que vem sendo denunciada dentro da Casa.

Uma briga interna pela presidência definitiva da Casa, que corre nos bastidores, entre o atual presidente em exercício, Yaco, que é da base do prefeito Adelmo Klosowski, e o presidente afastado, Julio Makuch, foi o estopim para que os vereadores iniciassem uma grande troca de acusações, onde foram levantados vários casos de corrupção. Entre as denúncias entre os próprios vereadores, estão compra de votos, uso indevido de diárias, benefício de empresas de familiares ou de “laranjas”, formação de quadrilha, uso do cargo para benefício direto de eleitores, emprego de familiares de vereadores, manipulação de membros de Comissões Processantes, entre outros. Muitas dessas denúncias já foram encaminhadas ao Ministério Público, e que estão sendo investigadas.

As sessões da Câmara de Vereadores de Prudentópolis ocorrem às segundas feiras, às 20h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo