22/08/2023


Geral

Em quatro anos, Paraná garante construção de 71 mil casas em todos municípios

Desde 2011, o governo do Paraná investiu forte na habitação de interesse social. A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em parceria com o governo federal e municípios, contratou 71 mil casas nestes últimos quatro anos, numa média de 48 moradias por dia.

As perspectivas, no entanto, apontam para um aumento ainda maior no ritmo de construção de casas populares. São mais de 53 mil unidades em projetos. “Temos números que vão entrar para a história do nosso estado, o governador Beto Richa entende que moradia é o princípio básico para que uma família possa viver com dignidade”, disse o secretário estadual da Habitação e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.

Os projetos fizeram com que a Cohapar alcançasse a marca inédita em sua história de atendimento dos 399 municípios paranaenses. São casas novas tanto na área urbana quanto rural, atendendo as necessidades de famílias residentes em moradias precárias, áreas de risco ou que pagavam altos valores de aluguel.

O programa de habitação rural, destinado a pequenos produtores, indígenas, quilombolas e pescadores, é um dos grandes destaques no Paraná. A meta de atendimento de 10 mil famílias foi atingida com um ano de antecedência e hoje já são 12,9 mil moradias contratadas.

TITULAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Tão importante quanto conquistar a casa própria é ter esse direito reconhecido. É o que tem acontecido com as famílias atendidas com o programa de regularização fundiária e titulação de imóveis.

Ter um terreno regularizado e, principalmente, um título de propriedade é reconhecimento legal que as famílias necessitam para viverem com mais tranquilidade. Entre regularizações e titulações já foram atendidas 23,5 mil famílias.

“Fechamos estes quatro anos com números muito expressivos e fizemos com que o governo do Paraná, por meio da Cohapar, voltasse a ser referência para o Brasil na área de habitação”, concluiu Chaowiche.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo