22/08/2023
Brasil Geral

Em queda de avião, morre Teori Zavascki, relator da Lava Jato

imagem-125931

Da Redação, com Veja

Paraty – Confirmado pelo Corpo de Bombeiros: o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, faleceu vítima do acidente aéreo em Paraty, no litoral sul do Rio. Ele deve ser velado no STF e será enterrado em Santa Catarina.

Teori estava a bordo do avião modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM pertencente a Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, em São Paulo e no Rio. A aeronave tem capacidade para oito pessoas. 

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião caiu no mar a cerca de 2 km da cabeceira do aeroporto da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Paraty, há três mortos e uma pessoa sobrevivente. 

O avião partiu do Campo de Marte, em São Paulo, com destino à cidade fluminense.

Zavascki é catarinense de Faxinal dos Guedes. Antes de se tornar ministro do STF, ele integrava o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2003. Aprovado em concurso de juiz federal para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 1979, chegou a ser nomeado, mas não tomou posse. Advogado do Banco Central de 1976 até 1989, chegou à magistratura quando foi indicado para a vaga destinada à advocacia no TRF4.

Respeitado nas áreas administrativa e tributária, Zavascki é conhecido por ser minucioso em questões processuais. “Espero que todos os bons momentos apaguem minha fama de ‘apontador’ ou ‘cobrador’ das pequenas coisas”, brincou, ao se despedir da Primeira Turma do STJ antes de assumir o posto do STF. 

Zavascki é o terceiro ministro do STF indicado na gestão da presidente Dilma Rousseff.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.