A Secretaria de Assistência Social de Reserva do Iguaçu realizaram vários atendimentos em comunidades do interior por meio do projeto “Semeando a Escuta”, implantado no início deste ano e que faz parte das atividades desenvolvidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Volante.
Durante a primeira semana de abril, as técnicas atenderam as comunidades Faxinal dos Soares e quilombolas. Os encontros listaram as necessidades materiais e não materiais dos moradores.
Na ocasião, foi destacado o anseio das mulheres em desenvolver projetos artesanais. De acordo com a psicóloga Priscila F. Silveira, a assistente social Sidnéria Gulanoski e a educadora social Noeli Claro, a produção artística possibilitará a essas pessoas uma ajuda financeira e psíquica por meio da confecção de artigos.
De acordo com as profissionais, o projeto tem como objetivo em levar a escuta livre de preconceitos e atenta às necessidades das comunidades diante das vulnerabilidades sociais e psíquicas. Para a coordenadora do CRAS, Eliane Caldas, o trabalho desenvolvido pelas profissionais é de grande importância. "Melhora a convivência dentro das comunidades e fortalece os vínculos familiares. Graças ao apoio do prefeito Emerson Julio Ribeiro e da secretária de Assistência Social Eliane Lima, o trabalho de nossa equipe tem apresentado ótimos resultados”, diz.