22/08/2023



Região

Em Turvo, fotógrafa registra protesto pela morte do jovem Saulo Filipin Prestes

imagem-115675

Jonas Laskouski com fotos de Nanda Novak

Turvo – Já ouvi dizer que 'sentimento é bicho e engole a gente'. E diante de um acontecimento trágico, as pessoas são imprevisíveis e podem reagir de diferentes maneiras àquilo que lhes tira o chão.

No caso da morte de Saulo Filipin Prestes, a reação da cidade poderia ser tão estúpida quanto a atitude do autor do disparo que vitimou o jovem, que era 'puro sorriso'. Mas ao invés disso, familiares, amigos e conhecidos – um grande número de moradores do pequeno município de Turvo – foram às ruas, de maneira pacífica, clamar pelo único sentimento que é possível vir de pessoas sensatas, pessoas do bem – o de justiça.

Segundo informações, primeiramente cerca de 400 pessoas saíram pelas principais ruas da cidade. Vestindo preto, além da dor elas carregavam faixas e cartazes. Depois, foi a vez dos carros também seguirem juntos. No trajeto, uma parada em frente da Igreja Matriz para uma oração, palmas e um minuto de silêncio que pareceu durar um século.

No meio do povo todo que se reuniu, estava a fotógrafa Nanda Novak. "Tenho 23 anos, nasci em Turvo e nunca havia presenciado uma movimentação tão grande envolvendo os jovens e adultos daqui. Sou fotógrafa de momentos felizes mas nessa ocasião senti a necessidade de registrar de alguma forma o que todos estamos vivenciando. Tentei transmitir nas fotografias a voz e o sentimento de cada um de nossa cidade."

Não preciso dizer mais nada, as imagens falam por si só. Veja na galeria abaixo:

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo