Chega ao final a construção de oito casas do programa ‘Habitação Solidária’, em Turvo. De acordo com o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, trata-se de uma parceria entre a administração municipal e a comunidade. Conforme o prefeito, esta é a primeira etapa de um total de 15 casas. “Essas famílias vivem em área de risco, no Jardim Filadélfia”.
O local é considerado uma área de risco, pois a poucos metros das residências, existe um ‘peral’. Ou seja um morro alto inclinado com vegetação nativa. Conforme as Prefeitura, as famílias residem na parte superior, onde o solo é predominantemente laje. Assim sendo, as casas não possuem estrutura fixa ao solo, dificultando saneamento básico, iluminação pública. Além disso, há riscos de desabamento e quedas.
As famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade social, sendo atendidas pela política de assistência social. De acordo com a Prefeitura, são cerca de 40 pessoas, entre idosos, pessoas com deficência e crianças.
De acordo com o Conselho que administra o programa, em 2022 outras oito casas estão previstas. Entretanto, se faz necessária a colaboração da comunidade. “O objetivo do projeto é a união entre o poder público e a sociedade civil. Assim, para garantir moradia digna a quem mais precisa, precisamos de você, da sua ajuda! Colabore com o projeto, doe da forma que você puder, inclusive com trabalho voluntário, pois construir com várias mãos, é muito melhor”.
SERVIÇO
Para mais informações sobre doações ao projeto, entre em contato com o CRAS pelo telefone (42) 3642-1785.
Leia outras notícias no Portal RSN.