Após lançar o portal ‘Compras Irati’ o então secretário de Desenvolvimento Econômico Emiliano Gomes pediu exoneração do cargo. Porém, ex-secretário defende que empresário assuma a função. Ainda não há nenhuma indicação.
O comunicado foi feito oficialmente ao prefeito licenciado Jorge Derbli e aos diretores da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI). De acordo com Emiliano, ele entende que já deu a sua contribuição no cargo. “O município sempre teve problema nessa função e quando fui convidado pelo vice prefeito Amilton, no início deste ano, aceitei o desafio”.
Conforme Emiliano, Irati é uma cidade conservadora onde entidades e poder público não conversavam. “Não havia um norte de desenvolvimento econômico em se tratando de poder público”.
Assim, o primeiro passo foi criar o foi criar o ecossistema, com o programa DesEnvolve Irati, unindo a sociedade civil organizada, instituições de ensino e poder público. O segundo Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI). De acordo com o ex-secretário, esse programa pretende levantar quais são as vocações econômicas do município e estudar as suas potencialidades. Trata-se de parceria com a Agência Paraná de Desenvolvimento. “Irati está sendo preparada para ter um ambiente de negócio e atrair grandes investimentos”.
Assim, Emiliano deixa a expectativa de grandes empreendimentos. Um deles é um grupo japonês que pretende investir R$ 300 milhões, gerando entre 300 e 400 empregos.
Todavia, o ex-secretário observa também que está havendo uma mudança cultural na classe empresarial. “Aqui cada um pensava em si. Então, trabalhei na articulação de reunir os vários nichos de mercado e esse é um ativo que deixo”. Assim, o ex-secretário cita o programa ‘Desenvolve Irati’, que cria um ecossistema para debater aproximar as pessoas.
Entre tantas outras ações o turismo também ganhou impulso com a reativação do Conselho que estava parado desde 2005.
FECHAMENTO DE UM CICLO
Entretanto, apesar desse legado, Emiliano disse ao Portal RSN que fecha um clico na administração municipal. “Como disse no Fórum de Desenvolvimento-ACIAI acredito que o próximo secretário deve ser algum empresário da diretoria para aproximar mais a associação e o poder público”.
Assim, apesar de ter sido candidato a prefeito, ele diz que ainda seria precoce pensar em pré candidatura. Mas uma coisa é certa. Ele deixará o Partido Verde (PV). Embora tenha muitos convites para ingressar em outras agremiações, Emiliano disse que, por enquanto, vai se voltar à uma causa familiar. “Meu avô está em tratamento paliativo e quero acompanhá-lo de perto nestes momentos difíceis”.
Entretanto, assume que deseja ter um protagonismo no poder público. “Eu gosto de trabalhar pelas pessoas. Tenho essa vocação e muita vontade de exercer o trabalho na vida pública. Gosto de inovar e sei que é isso que faz a diferença na vida das pessoas”.
Leia outras notícias no Portal RSN.