22/08/2023



Política

Emoção marca sessão solene de entrega do “Diploma Mulher Cidadã”

imagem-50071

Na noite desta quarta-feira (20), o plenário da Câmara Municipal foi palco de sessão solene, que homenageou 12 mulheres com o “Diploma Mulher Cidadã”. O plenário estava cheio, em solenidade marcada pela emoção, apreço e respeito.

As indicadas foram selecionadas pelas entidades: Conselho Municipal dos Direitos do Idoso; Maçonaria Guarapuavana; Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios; Conselho Municipal da Mulher; SESC; Rotary Club; Club Soroptimist; Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Sindicato Rural e a Pastoral Catequética.

Os nomes das homenageadas foram anunciados na solenidade, cabendo a entidade revelar a indicação antes ou no momento da sessão. A empresária Ingrid Dautermann, ligada a Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios, foi uma das pegas de surpresa. “Fiquei sabendo quando cheguei ao local e estou tremendo de emoção. É algo sem explicação”, revelou. “Acho que recebi a indicação devido ao trabalho que desenvolvo junto à comunidade, sempre com muito prazer”.

Já a advogada Maria Vera Passetti, que desenvolve ações pelo Club Soroptimist, contou que recebeu a notícia com honra e surpresa. “No primeiro momento fiquei chocada, mas aceitei muito bem. Acredito que a indicação foi sob minha dedicação. Quando você abraça uma causa, deve ir a fundo. Atuamos no apoio das mulheres e meninas, que é o nosso foco”, disse Passeti.

Ação que persiste

A solenidade é conseqüência do Projeto de Resolução n º. 02/2002, de autoria da vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PSDB) e da ex-vereadora Maria Madalena Nerone, que foi homenageada durante o evento.

De acordo com Maria José, a sessão solene tem persistido, pois a sociedade está atenta ao que está se passando e ao movimento que se traduz em vida cidadã. “As mulheres que homenageamos nesta noite são como todas as demais, a parcela da sociedade que muito tem lutado e sonhado. E, porque sonham, realizam ações maravilhosas em seus lares, ambientes de trabalho, cidades, estados e nação”, ressaltou Maria José.

Para o presidente da Câmara, vereador Edony Antonio Kluber (PSD), o Legislativo sente-se honrado em prestar tal homenagem dedicada às mulheres, pois atuam em busca de seus direitos e que dividem suas almas para carregar tamanha sensibilidade, além de amar incondicionalmente e sonhar com um mundo melhor. “Cada mulher é uma beleza única, que deveria ser admirada e lembrada todos os dias. Nosso esforço deve focar no término do preconceito e desvalorização. Apesar dos esforços, elas ainda sofrem com baixos salários e desvantagens no cenário profissional. Muito já foi conquistado, mas ainda há muito a ser fazer”, destacou.

A vice-prefeita Eva Shran de Lima, que também atuará na secretaria Municipal da Mulher, destacou a vontade de mudança, que já ocorre neste ano. “Nunca um mês de março mereceu tanto destaque. Nós garantimos mais direitos aos guarapuavanos, através da aprovação no aumento da licença maternidade as servidoras municipais – de 120 para 180 dias – e da criação da secretária Municipal da Mulher. Será um órgão competente, que incentivará o empreendedorismo, combate a violência, entre outras ações”, finalizou.

Homenagem surpresa

Pelo protocolo inicial seriam 11 as homenageadas, contudo um anúncio inesperado pegou de surpresa os presentes na solenidade. A servidora pública Leony Camargo, que atua como oficial de administração da Câmara há 35 anos, também recebeu o “Diploma Mulher Cidadã”. “Um dos nossos colegas me contou que haveria nova homenageada, mas não sabia quem era. Neste momento, fiquei a procura da pessoa. Quando revelaram a data de nascimento da pessoa notei que batia com a minha. Senti uma mistura de emoção, surpresa e susto. Foi algo que esperava”, conta Leony.

Confira algumas informações sobre as homenageadas:
Haydée Maria Teixeira Zakalusny – Maçonaria Guarapuavana
Foi uma das pioneiras da Loja Acácia em serviços beneficentes, para a arrecadação de fundos da entidade por mais de quinze anos.
Desde 1997 trabalha em prol dos idosos junto ao S.O.S, fazendo parte da diretoria em duas gestões como voluntária.
Uma vida dedicada à educação, ao voluntariado e à generosidade.

Ingrid Dautermann – Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios
Desde muito jovem foi chefe da família, devido ao falecimento de sua mãe, sendo responsável pela educação dos irmãos. Participante ativa da Comunidade Luterana, da Colônia Cachoeira, é auxiliar voluntária em todas as ações sociais.
É determinada em cuidar dos amigos das famílias e das crianças. É conselheira, articuladora e benfeitora, auxiliando indivíduos e famílias que vivem em situação de risco no Distrito de Entre Rios.

Laudenora Ferreira – Conselho Municipal da Mulher
Laudenora é fundadora da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava. Artista Plástica nas modalidades de Óleo sobre Tela e Aquarela, ela também ama fotografar.
Na área esportiva, defendeu a cidade nas modalidades de voleibol, basquete, handebol, softbol e tênis de mesa. Conquistou cerca de 400 medalhas, certificados de participação e troféus. Foi considerada técnica destaque de tênis de mesa no Paraná, em 1994 e 1996. É coordenadora da atividade nos Jogos Colegiais, em diferentes regiões, e dos Jarcan’s (Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu), a mais de 10 anos.
Maria Cristina Glina Dolinski – SESC Guarapuava
Trabalha como voluntária junto à Pastoral da Criança, da Paróquia Bom Jesus, há mais de 12 anos. É nítida sua dedicação com crianças, trabalho que desempenha com orgulho. Participa de atividades relacionadas à equipe de acolhida e liturgia.
É coordenadora da capelinha Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt e pertence à diretora do grupo Idade de Ouro. Há mais de 18 anos se destaca no movimento da terceira idade.
É uma mulher carismática e responsável, que desenvolve projetos e faz acontecer com competência, integridade e sensibilidade.

Maria Francisca da Silveira Caldas – Rotary Club Guarapuava/Guairacá
Maria Caldas participou da implantação da Lei de Diretrizes e Bases, em Guarapuava, no ano de 1972. Atuou como voluntária da Pastoral da Saúde Diocesana, é membro da Legião de Maria e do Conselho de Cidadania, Ética e Justiça; e participante do Rotary Club Guairacá.
Dentre as homenagens que recebeu, destacam-se: o título de Cidadã Honorária de Guarapuava e o Atestado de Peregrinação, entregue pela prefeitura de Jerusalém, em Israel. Além disso, lhe foi entregue o título “Companheiro Paul Harris”, em reconhecimento a prestação de serviços e relações amistosas entre os povos, concedido pelo Rotary Club Guairacá.

Maria Regina da Silva Vargas – Conselho Municipal dos Direitos do Idoso
Maria Regina é educadora com olhar voltado para a terceira idade. Atuou em vários níveis de educação, desde a base até especialização. Foi professora do CEEBJA por 10 anos. Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, já participou de várias conferencias e colaborou com a criação da lei que instituiu o Fundo Municipal do Idoso.
Há oito anos atua na Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), tornando-se coordenadora do programa em 2010. É co-criadora da Associação Brasileira das Unatis.

Maria Vera Passetti – Club Soroptimist de Guarapuava
Quando exercia o papel de enfermeira, Maria Vera trabalhou como voluntária no Hospital das Clínicas, em Curitiba, bem como em postos de saúde
Agora formada em direito, ela dedica grande parte do seu tempo ao voluntariado, sendo merecedora a receber o “Diploma Mulher Cidadã”

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes – Unicentro
A atual pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro, Marquiana Vilas Boas teve grande parte de sua vida dedicada ao ensino superior.
Já exerceu a função de Diretora de Cultura, coordenou projetos no programa Universidade Sem Fronteiras, além de desenvolver várias atividades do tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão – nas áreas de meio-ambiente, cartografia e ensino de geografia.
Raquel Benvenutti Marcondes – Apae Guarapuava

Raquel é uma educadora que se dedica à educação inclusiva. Especializou-se em Fundamentos da Educação e em Educação Especial, direcionando seus estudos adicionais na área de Deficiência Mental.
Sua carreira profissional é diretamente ligada ao magistério. Atua na Escola de Educação Especial Anne Sullivan desde 1980, na qual exerce a função de professora. Durante este período ela, ainda, foi diretora e vice-diretora da instituição.

Sueli Karling – Sindicato Rural
Sueli é agrônoma e atua como produtora rural. Paralelo a esta atividade, ela desenvolve projetos sociais, sendo a idealizadora da Campanha Imposto Beneficente. Esta iniciativa contribui com as entidades assistenciais registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
Solidária, persistente e otimista, Sueli é um exemplo de mulher, que aplica seu talento e conhecimento a serviço das causas sociais.

Sueli Marcante Alexius – Pastoral Catequética
Com uma infância humilde e longos anos de trabalho, Sueli enfrentou algumas lastimáveis situações, mas sempre as superando. Ficou viúva com dois filhos pequenos para criar e, após o fato, dedicou-se, ainda mais, aos trabalhos voluntários que realizava anteriormente.
Sua primeira atividade foi nos Cursilhos da Cristandade, que já participa há 35 anos. Foi catequista da paróquia de Nossa Senhora de Belém, sendo coordenadora por nove anos. Dedicou outros 15 a Pastoral da Criança.
Atualmente é ministro da Eucaristia e coordenadora das madrinhas do seminário diocesano
Nossa Senhora de Belém. Sueli encontra no voluntariado a força para a superação.

Leony Delourdes Camargo – Câmara Municipal de Guarapuava
Em 1977, Leony entrou para o quadro de funcionários da Câmara Municipal de Guarapuava, completando 35 anos de serviços prestados ao Legislativo. No dia 22 de maio preencherá os pré-requisitos para dar entrada em sua aposentadoria.
Adora música e dança, além de dedicar-se aos grupos de Terceira Idade. Comunicativa, ela facilmente faz amizades e não se pesa para ajudar os outros.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo