22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Empossada nova diretoria da ALAC em Guarapuava

Mercedes Rocha Loures, representante dos familiares de um dos fundadores da cidade, recebeu a medalha de honra ao mérito “Fortim Atalaia”

FOTO2 PROFESSOR CLAUDIO ANDRADE SENDO EMPOSSADO PELO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO MURILO WALTER TEIXEIRA

Empossada nova diretoria da ALAC em Guarapuava. Noite teve comemoração pelos 18 anos da ALAC e entrega da maior comenda da academia (Foto: ALAC)

A Academia de Letras, Artes e Ciência de Guarapuava (ALAC) empossou a nova diretoria. A noite do último dia 29 também foi especial pela comemoração dos 18 anos da ALAC e teve a entrega da maior comenda da academia: a esperada “Medalha Fortim Atalaia”.

Com um protocolo regimental e um cerimonial à altura dos 200 anos de Guarapuava, os Confrades e Confreiras da academia, se reuniram no Hotel Küster para as comemorações dos 200 anos do aniversário de Guarapuava. Além disso, houve a comemoração do 18º aniversário da ALAC, e a posse da nova diretoria.

Assim, a nova diretoria terá a missão de conduzir os destinos da entidade no biênio 2019-2021. A noite contou ainda com a entrega da medalha de honra ao mérito “Fortim Atalaia”, a mais alta comenda oferecida pela ALAC, para Mercedes Rocha Loures, representante dos familiares de um dos fundadores de Guarapuava, o Capitão Antonio Rocha Loures – o Capitão Povoador.

Professor Dr. Claudio César de Andrade foi reconduzido à presidência no novo biênio (Foto: ALAC)

PRESIDENTE

Conforme a assessoria da ALAC, o professor Dr. Claudio César de Andrade foi reconduzido à presidência no novo biênio. Agora, agora ao lado do vice-presidente, Dr. Antonio Araújo. Na gestão passada, a vice-presidência foi ocupada pelo também médico Dr. Gilberto Saciloto.

O presidente Claudio Andrade fez um agradecimento especial ao vice-presidente do biênio 2018/2019, Dr. Saciloto, que declinou de sua recondução para abrir espaços estratégicos para novos protagonistas. Andrade também agradeceu sua diretoria anterior que, com grande dedicação e talento, soube fazer mais que do que todos imaginávamos.

“O que tenho a oferecer é o compromisso de depositar na ALAC tudo o que aprendi, além do desejo de aprender mais com vocês para poder representá-los à altura.”

NOVA DIRETORIA

Presidente: Cláudio César de Andrade;
Vice-Presidente: Antônio França de Araújo;
1º Secretário: Fábio Vinicius Primak;
2ª Secretária: Rossana Campello Manfredini;
1º Tesoureiro: Fernando Franco Netto;
2ª Tesoureira: Terezinha Aguiar Vaz.

Agentes Culturais

1. Elisabeth Ribas de Quevedo;
2. Bernadete da Silva Mariani.

Curadoras do Patrimônio

1. Zilma Haick Dalla Vecchia;
2. Zaclis Iponina Navarro Xavier,

Conselho Fiscal

Titulares
1. Luci Zempulski Jorgensen;
2. Maria Magdalena Nerone;
3. Murilo Walter Teixeira.

Suplentes

1. Gilberto Saciloto;
2. Jeanethe Sonia de Meira;
3. Terezinha Aguiar Vaz.

Conselho Consultivo

Titulares
1. Elisabeth Ribas de Quevedo;
2. Zilma Haick Dalla Vecchia.

Suplentes

1. Luigi Chiaro;
2. Paulo Ernesto Siqueira Martins.

HOMENAGEM ESPECIAL

O artigo 33 do Estatuto da Academia de Letras Artes e Ciências de Guarapuava – ALAC, refere-se à instituição da Medalha de Honra ao Mérito Cultural “Fortim Atalaia”, a maior comenda da Academia, que deve ser conferida às pessoas que se destacam por seu excepcional mérito de cunho social, musical, literário, artístico e científico.

Neste ano, a outorga da medalha celebrará o tema: 200 Anos de Guarapuava. Foram lançados diversos nomes de pessoas de excepcional mérito, candidatas ao recebimento da medalha. Mas, o tema direcionou a escolha. Em 2019, a pessoa escolhida para receber a comenda, além de seu excepcional mérito, deveria também, de alguma forma, se relacionar com as comemorações dos 200 anos do 9 de dezembro.

Assim, deveria ter ligação direta com um dos dois protagonistas das ações que determinaram o futuro da cidade de Guarapuava, há 200 anos, em 9 de dezembro de 1819: o Padre Francisco das Chagas Lima e o Capitão Antônio da Rocha Loures. O padre era tio da esposa do Capitão Rocha, Joana Maria de Lima.

O Acadêmico Padre João Rocha promoveu um momento espiritual, primeiramente, em Ação de Graças pelo aniversário da ALAC e em seguida, uma benção especial à homenageada e seus convidados. Acadêmicos falecidos em 2019, também foram lembrados:s em 2019: Ariel José Pires – Cadeira 40; Frederico José Ressetti – Cadeira 26 e Paulo Jorge Riehs – Cadeira 36.

Mercedes Rocha Loures recebeu a maior comenda da ALAC, a medalha de honra ao mérito cultural “Fortim Atalaia” (Foto: ALAC)

DONA MERCEDES

A homenageada da noite, Mercedes Rocha Loures, estava emocionada.

Eu faço parte, junto com os meus ancestrais, da História de Guarapuava, porque desde o primeiro dia da história desta cidade, aqui estava o meu tataravô paterno: Antônio da Rocha Loures, o Capitão Rocha. O Brigadeiro Rocha, Francisco Ferreira da Rocha Loures é meu bisavô paterno e tataravô materno. O Capitão Antônio da Rocha Loures, era casado com Joana Maria de Lima, sobrinha do Padre Francisco das Chagas Lima. Os dois, então, Capitão Rocha e Padre Chagas, foram os líderes do 9 de dezembro de 1.819, o que pode ser comprovado por inúmeros documentos. São eles, portanto, os fundadores da Guarapuava de hoje.

A ALAC  é uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos. Composta por 40 membros fundadores e efetivos, ocupantes de cadeiras cujos patronos são vultos históricos que, em épocas distantes contribuíram para o desenvolvimento cultural de Guarapuava.

REALIZAÇÕES DA ALAC EM 18 ANOS

  1. Promoção de estudos e debates;
  2. Reuniões de trabalho e apresentação de projetos;
  3. Sessões solenes de posse da diretoria e de novos membros;
  4. Outorga de condecorações, menções e moções honrosas;
  5. Concessão de comendas e medalhas, como a medalha “Fortim Atalaia”;
  6. Promoção de lançamento de livros dos acadêmicos e de pessoas da comunidade;
  7. Palestras em escolas e universidades;
  8. Participação em programas da imprensa local;
  9. Exposições artísticas e históricas;
  10. Promoção de concursos literários e participação em julgamento de trabalhos literários;
  11. Participação, em 2010, nos festejos dos 200 anos da chegada da real expedição de conquista e povoamento dos campos de Guarapuava;
  12. Participação, em 2018, nos festejos dos 200 anos da criação da igreja e freguesia de Nossa Senhora de Belém de Guarapuava;
  13. Em 2019, nos festejos dos 200 anos de Guarapuava com palestras, entrevistas e encontros culturais;
  14. Em andamento, a execução de um projeto de publicação de livro, pelos acadêmicos;
  15. Anfitriã do encontro das academias do paraná, em 2008, quando fundou o instituto histórico de guarapuava-ihg. A alac e o ihg promovem mensalmente uma noite cultural, intitulada “conversas musicais”. Neste ano, todos os programas foram voltados para os 200 anos do 9 de dezembro.Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo