A Academia de Letras, Artes e Ciência de Guarapuava (ALAC) empossou a nova diretoria. A noite do último dia 29 também foi especial pela comemoração dos 18 anos da ALAC e teve a entrega da maior comenda da academia: a esperada “Medalha Fortim Atalaia”.
Com um protocolo regimental e um cerimonial à altura dos 200 anos de Guarapuava, os Confrades e Confreiras da academia, se reuniram no Hotel Küster para as comemorações dos 200 anos do aniversário de Guarapuava. Além disso, houve a comemoração do 18º aniversário da ALAC, e a posse da nova diretoria.
Assim, a nova diretoria terá a missão de conduzir os destinos da entidade no biênio 2019-2021. A noite contou ainda com a entrega da medalha de honra ao mérito “Fortim Atalaia”, a mais alta comenda oferecida pela ALAC, para Mercedes Rocha Loures, representante dos familiares de um dos fundadores de Guarapuava, o Capitão Antonio Rocha Loures – o Capitão Povoador.
PRESIDENTE
Conforme a assessoria da ALAC, o professor Dr. Claudio César de Andrade foi reconduzido à presidência no novo biênio. Agora, agora ao lado do vice-presidente, Dr. Antonio Araújo. Na gestão passada, a vice-presidência foi ocupada pelo também médico Dr. Gilberto Saciloto.
O presidente Claudio Andrade fez um agradecimento especial ao vice-presidente do biênio 2018/2019, Dr. Saciloto, que declinou de sua recondução para abrir espaços estratégicos para novos protagonistas. Andrade também agradeceu sua diretoria anterior que, com grande dedicação e talento, soube fazer mais que do que todos imaginávamos.
“O que tenho a oferecer é o compromisso de depositar na ALAC tudo o que aprendi, além do desejo de aprender mais com vocês para poder representá-los à altura.”
NOVA DIRETORIA
Presidente: Cláudio César de Andrade;
Vice-Presidente: Antônio França de Araújo;
1º Secretário: Fábio Vinicius Primak;
2ª Secretária: Rossana Campello Manfredini;
1º Tesoureiro: Fernando Franco Netto;
2ª Tesoureira: Terezinha Aguiar Vaz.
Agentes Culturais
1. Elisabeth Ribas de Quevedo;
2. Bernadete da Silva Mariani.
Curadoras do Patrimônio
1. Zilma Haick Dalla Vecchia;
2. Zaclis Iponina Navarro Xavier,
Conselho Fiscal
Titulares
1. Luci Zempulski Jorgensen;
2. Maria Magdalena Nerone;
3. Murilo Walter Teixeira.
Suplentes
1. Gilberto Saciloto;
2. Jeanethe Sonia de Meira;
3. Terezinha Aguiar Vaz.
Conselho Consultivo
Titulares
1. Elisabeth Ribas de Quevedo;
2. Zilma Haick Dalla Vecchia.
Suplentes
1. Luigi Chiaro;
2. Paulo Ernesto Siqueira Martins.
HOMENAGEM ESPECIAL
O artigo 33 do Estatuto da Academia de Letras Artes e Ciências de Guarapuava – ALAC, refere-se à instituição da Medalha de Honra ao Mérito Cultural “Fortim Atalaia”, a maior comenda da Academia, que deve ser conferida às pessoas que se destacam por seu excepcional mérito de cunho social, musical, literário, artístico e científico.
Neste ano, a outorga da medalha celebrará o tema: 200 Anos de Guarapuava. Foram lançados diversos nomes de pessoas de excepcional mérito, candidatas ao recebimento da medalha. Mas, o tema direcionou a escolha. Em 2019, a pessoa escolhida para receber a comenda, além de seu excepcional mérito, deveria também, de alguma forma, se relacionar com as comemorações dos 200 anos do 9 de dezembro.
Assim, deveria ter ligação direta com um dos dois protagonistas das ações que determinaram o futuro da cidade de Guarapuava, há 200 anos, em 9 de dezembro de 1819: o Padre Francisco das Chagas Lima e o Capitão Antônio da Rocha Loures. O padre era tio da esposa do Capitão Rocha, Joana Maria de Lima.
O Acadêmico Padre João Rocha promoveu um momento espiritual, primeiramente, em Ação de Graças pelo aniversário da ALAC e em seguida, uma benção especial à homenageada e seus convidados. Acadêmicos falecidos em 2019, também foram lembrados:s em 2019: Ariel José Pires – Cadeira 40; Frederico José Ressetti – Cadeira 26 e Paulo Jorge Riehs – Cadeira 36.
DONA MERCEDES
A homenageada da noite, Mercedes Rocha Loures, estava emocionada.
Eu faço parte, junto com os meus ancestrais, da História de Guarapuava, porque desde o primeiro dia da história desta cidade, aqui estava o meu tataravô paterno: Antônio da Rocha Loures, o Capitão Rocha. O Brigadeiro Rocha, Francisco Ferreira da Rocha Loures é meu bisavô paterno e tataravô materno. O Capitão Antônio da Rocha Loures, era casado com Joana Maria de Lima, sobrinha do Padre Francisco das Chagas Lima. Os dois, então, Capitão Rocha e Padre Chagas, foram os líderes do 9 de dezembro de 1.819, o que pode ser comprovado por inúmeros documentos. São eles, portanto, os fundadores da Guarapuava de hoje.
A ALAC é uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos. Composta por 40 membros fundadores e efetivos, ocupantes de cadeiras cujos patronos são vultos históricos que, em épocas distantes contribuíram para o desenvolvimento cultural de Guarapuava.
REALIZAÇÕES DA ALAC EM 18 ANOS
- Promoção de estudos e debates;
- Reuniões de trabalho e apresentação de projetos;
- Sessões solenes de posse da diretoria e de novos membros;
- Outorga de condecorações, menções e moções honrosas;
- Concessão de comendas e medalhas, como a medalha “Fortim Atalaia”;
- Promoção de lançamento de livros dos acadêmicos e de pessoas da comunidade;
- Palestras em escolas e universidades;
- Participação em programas da imprensa local;
- Exposições artísticas e históricas;
- Promoção de concursos literários e participação em julgamento de trabalhos literários;
- Participação, em 2010, nos festejos dos 200 anos da chegada da real expedição de conquista e povoamento dos campos de Guarapuava;
- Participação, em 2018, nos festejos dos 200 anos da criação da igreja e freguesia de Nossa Senhora de Belém de Guarapuava;
- Em 2019, nos festejos dos 200 anos de Guarapuava com palestras, entrevistas e encontros culturais;
- Em andamento, a execução de um projeto de publicação de livro, pelos acadêmicos;
- Anfitriã do encontro das academias do paraná, em 2008, quando fundou o instituto histórico de guarapuava-ihg. A alac e o ihg promovem mensalmente uma noite cultural, intitulada “conversas musicais”. Neste ano, todos os programas foram voltados para os 200 anos do 9 de dezembro.Leia outras notícias no Portal RSN.