O empreendedorismo está ganhando força no município de Pinhão com a realização de cursos que buscam desenvolver habilidades diferenciadas. Uma das opções, a de artesanato, aproveita folhas de bananeira que, em vez de irem para o lixo, se tornam peças artesanais, tecidas, principalmente, por mulheres. As mãos rápidas cortam os caules que sobram dos cachos que, uma vez trabalhados, se transformam em fios de fibras, matéria-prima para bolsas, esteiras, cestos, chapéus, bonecas, tapetes e até papel. Essas peças são vendidas gerando renda aos artesãos. A taboa, uma planta comum na região, também é utilizada para essa produção.
Para quem prefere a confecção de roupas, o curso de corte e costura é outra opção oferecida pela administração municipal. De acordo com o prefeito Odir Gotardo (PT), as aulas acontecem em uma carreta do Senai, adaptada com todos os equipamentos necessários para a realização do curso, o qual segue até o dia 3 de novembro. As aulas estão sendo realizadas no período da tarde, das 13h às 17h, e à noite das 18h às 22h.
Já estão confirmados outros cursos, entre eles, manejo de pastagens; olericultura; floricultura; jardineiro; básico em eletricista rural; fruticultura; cultivo de erva mate; manejo de bovinocultura de corte; manejo de bovinocultura de leite; casqueamento; apicultura e cerâmica.