22/08/2023



Economia Região

Empresa em Turvo é selecionada pelo programa BRDE Labs

O BRDE Labs selecionou a Ibema para fazer parte do programa de aceleramento e desenvolvimento do ambiente de inovação na Região Sul

ibema

A ibema é uma empresa que tem fábrica em Turvo (Foto: Alexandre Carnieri/Ibema)

A Ibema, companhia de papel em Turvo, foi selecionada pelo projeto BRDE Labs e teve um plataforma desenvolvida pela startup AgiDesk. De acordo com o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, a criação do programa busca acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação na Região Sul. O programa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), escolheu a Ibema devido a possibilidade de possíveis melhorias na produção.

Dessa forma por meio de inovação aberta, startups paranaenses buscaram desenvolver soluções. De acordo com, Débora Botini, gerente da Ibema, a inovação aberta envolve a redução de custos, sem a mentalidade do segredo industrial. Além disso traz grande sinergia entre as empresas consolidadas e iniciantes.

Todos saem ganhando.

O processo integra um projeto de transformação digital da empresa, que além de ter fábricas de papel-cartão em Turvo, atua em Embu das Artes – São Paulo. SP. Além disso, tem um escritório e centro de distribuição em Curitiba.

BRDE LABS

O objetivo do BRDE Labs é fomentar projetos em nível estadual, ligados às necessidades dos ecossistemas locais e alinhados ao Governo Estadual.

Nós temos a característica própria de desenvolver a conectividade da ideia e sua utilização. Partindo dos contatos com os clientes e do entendimento de suas necessidades. Sendo assim, a partir dessa fase, fazemos a aceleração e, no final, o ecossistema, além de valorizado, ganhará novas empresas, uma valorização da produção de novas ideias e conceitos.

Em 2021 o BRDE Labs teve 177 startups inscritas no Paraná. Dessas, 18 passaram pela fase de pré-aceleração e nove, pela de aceleração. Já 2022, o tema trabalhado será ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português).

ADESÃO DA IBEMA NO BRDE LABS

Após a adesão ao BRDE Labs, a Ibema seguiu três etapas. Em um primeiro momento ocorreu o lançamento dos desafios para inovação aberta de soluções. Assim como a transformação cultural interna, pela qual os colaboradores passaram por trilhas de conhecimento, além da definição das estratégias de inovação.

Em seguida o programa identificou a necessidade de criar uma central de serviços internos de TI em nuvem para a Ibema. Dessa forma, a startup AgiDesk encontrou a solução. Conforme a gente da Ibema, a startup criou um sistema que organiza e deixa a empresa mais produtiva. “Eles desenvolveram uma plataforma que recebe e centraliza as demandas da companhia, com relatórios estratégicos para tomada de decisão. Além de indicadores-chave que nos permitem dar foco onde é necessário. No final do dia, temos um time mais organizado e produtivo e nosso cliente interno mais bem atendido”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo