22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Empresa Júnior de Engenharia recolhe pilhas e baterias para descarte

O descarte incorreto de pilhas e baterias pode danificar o solo e trazer problemas, como aponta a presidente da empresa júnior

WhatsApp-Image-2019-11-12-at-14.30.09-1

Pilhas e baterias (Foto: Reprodução/Pixabay)

Algumas pessoas ainda tem dúvidas do que fazer com as pilhas e baterias usadas. Isso porque sabem que não devem ser jogadas no lixo comum, mas não sabem como fazer a dispensação correta. Por isso, para ajudar a sociedade guarapuavana, a Alitec, que é a empresa júnior do curso de Engenharia de Alimentos da Unicentro, está recolhendo esses materiais para, depois, proceder ao descarte correto. Isso porque, o descarte incorreto de pilhas e baterias pode danificar o solo e trazer problemas para o meio ambiente, como aponta a presidente da empresa júnior, Júlia Gomes.

A Alitec é responsável por toda essa parte, porque isso é uma das visões da nossa empresa. Muitas vezes, as pessoas não sabem onde descartar as pilhas e acabam descartado de forma errônea.

Assim, as pilhas recolhidas pela Alitec são encaminhadas para empresas que fazem o descarte correto, evitando assim que acabem em aterros e contaminem o solo e os lençóis freáticos. “Quando a gente atinge um número x de quilos dessas pilhas e baterias, a gente consegue que a central responsável por recolhimento de pilhas e baterias da cidade de Guarapuava passe no Cedeteg buscar.  Caso a gente não atinja essa quantidade de pilhas e as baterias em quilos, a gente leva no Crea de Guarapuava”.

Desse modo, a Alitec conta com dois pontos de coleta, ambos no campus Cedeteg. Um está montado na Clínica de Fisioterapia e outro no prédio da Administração. Qualquer pessoa da comunidade pode dispensar, nesses locais, pilhas e baterias usados. O funcionamento é de segunda a sexta, entre 8h30 e 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.