22/08/2023
Cotidiano

Empresária aposta em oportunidades de negócios

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Toledo – A empresária Kuniko Maeda Smith, 57 anos, nasceu no Japão. Aos oito anos de idade, ao lado dos pais e dos irmãos, desembarcou no Brasil sem falar uma palavra em português. Deixar a terra natal era uma consequência dos reflexos da Segunda Guerra Mundial e, para a família Maeda, a alternativa era buscar oportunidades em um novo país.
No Brasil, a família Maeda se estabeleceu na cidade de Maringá, noroeste do Paraná, onde o pai de Kuniko conseguiu trabalho em um cafezal. Com um pouco de dinheiro, os Maeda investiram os recursos na compra de uma pequena propriedade rural em Campo Mourão, também na região noroeste, onde passaram a plantar verduras e vender a sua produção. “Foi uma vida muito difícil, mas meu pai conseguiu criar sete filhos com o trabalho dele”, lembra Kuniko.
No momento de escolher uma carreira, Kuniko prestou vestibular em Curitiba. “Eu me esforcei tanto para falar português que acabei optando pelo curso de Letras”, brinca Kuniko. Na capital paranaense, ela conheceu Luiz Carlos Smith e os dois se casaram. “Na época, ele era médico recém-formado e foi convidado para trabalhar em Toledo, oeste do Estado. Eu trabalhava em um banco em Curitiba e fui transferida pra lá”, diz. Na cidade, o casal se estabeleceu e, com a chegada dos filhos, Kuniko optou por trabalhar apenas em casa. Mas, mesmo longe do mercado de trabalho, ela participava de discussões promovidas por entidades de classe, no município.
Em 2001, o marido de Kuniko comprou uma parte de uma loja que comercializava produtos médico-hospitalares e que era administrada por duas enfermeiras. “Ele me perguntou se eu não queria assumir a empresa, na parte da manhã. Como os filhos já estavam criados, eu aceitei e entrei de cabeça no negócio”, lembra Kuniko.
Sem nunca ter vivenciado a gestão de uma pequena empresa, Kuniko buscou respaldo no conhecimento adquirido durante os anos em que trabalhou em uma instituição financeira, tanto na capital paranaense como em Toledo. “Isso me ajudou muito”, diz. Mas a grande motivação de Kuniko também veio do interesse pelo comércio. “A experiência de comprar, vender e, ainda, conhecer pessoas é muito boa. O comércio é muito dinâmico”, avalia a empresária.
O consultor do Sebrae/PR em Cascavel, Osvaldo Brotto, observa a importância do empresário buscar soluções para aperfeiçoar a gestão de uma pequena empresa. “Na maioria das vezes, o negócio não será um sucesso retumbante desde o início. Será preciso fazer ajustes, corrigir o rumo e recomeçar. Enfim, ser persistente”, avalia Brotto.
Foi o que Kuniko fez. Com dedicação, a empresária ampliou o leque de produtos médico-hospitalares e o espaço físico do empreendimento. No início, a empresa Hospitalar Toledo vendia poucos itens em um espaço pequeno de 40 m². “Hoje, oferecemos cerca de 30 mil itens. Com o aumento do número de faculdades em Toledo e região, investimos também na venda de roupas e acessórios para os profissionais da área médica”, diz a empresária.
Além de ressaltar a importância do bom atendimento e uma equipe preparada, a empresária também destaca o processo de informatização da empresa. “Informatizando o negócio, você consegue ter controle do estoque, pagamento, compras, vendas, por exemplo. É um raio-x em tempo real da empresa”, observa Kuniko.

Pizza, um bom negócio?
“Já com a Hospitalar Toledo andando, uma família de amigos nossos comentou sobre abrir uma pizzaria. Mas eu nunca tinha visto como se fazia uma pizza”, lembra Kuniko. Porém, a conversa foi vista como uma oportunidade de negócio pelo casal, que começou buscar informações sobre o ramo de pizzarias, em parceria com essa família de amigos.
“Visitamos casas em Curitiba e São Paulo. Quando achamos uma pizzaria que a massa nos agradou, convidamos o pizzaiolo para nos ensinar como fazia essa massa. Abrimos a Passarela Pizzaria, que começou em um espaço alugado. Depois de três anos de trabalho, nós compramos uma casa, reformamos o local e dobramos a capacidade de atendimento, passando de 100 para 200 mesas”, conta.
Osvaldo Brotto, do Sebrae/PR, ressalta que a busca por oportunidades é uma das características mais importantes dos empreendedores. “Independente da situação ou lugar, as oportunidades manifestam-se. Os mais preparados as percebem e agem, começando aí um ciclo virtuoso de criação de novos negócios e riqueza”, avalia.
E o consultor do Sebrae/PR dá as dicas para quem está planejando abrir o próprio negócio. “Algumas atitudes são importantes na fase inicial de um empreendimento. A busca de informações – aprender sobre o futuro negócio – também é fundamental. Será necessário entender a dinâmica do mercado, os clientes, os concorrentes. Realizar um planejamento prévio (plano de negócios) traz segurança, permite tomar decisões com os “pés no chão” e reduz os riscos de fracasso do investimento”, explica Brotto.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, cursos, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Por Giselle Loures – (41) 3330-5846.

Cristina Esteche

Jornalista

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