22/08/2023


Esportes Guarapuava

Empresário que mora nos EUA assume direção executiva do Batel, em Guarapuava

“Minha intenção é transformar o Batel em uma empresa e eu vejo condições de fazer acontecer”, diz o novo diretor Bernardo Feler

batel-sub-19

Um novo comando na direção executiva da Associação Atlética Batel que promete investir nos jogadores e no clube guarapuavano. É frente à essa perspectiva que o empresário carioca Bernardo Feler assume o cargo de diretor executivo do tradicional clube batelino. Nascido no Rio de Janeiro (RJ) e residindo há 33 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, Bernardo está sempre indo e vindo de um país para o outro. A Guarapuava, segundo ele, o motivo que o traz é o time do rubro-negro da baixada.

“Eu conheci o Batel por meio do professor Marcelo do Ó. Nós fizemos um trabalho quando ele estava na 3ª divisão, aí o Batel subiu para a 2ª divisão e meu trabalho foi maior. Eu investi no Batel, tanto em jogadores quanto na questão financeira. Agora, de novo, tanto financeiramente quanto com jogadores, estou investindo para fazer o Batel subir para a 1ª divisão, essa é minha meta”, conta o novo diretor, em entrevista ao Portal RSN.

Bernardo Feler, em entrevista ao Portal RSN (Foto: Nádia Moccelin/ RSN)

No universo do futebol, Bernardo está envolvido há mais de 10 anos como empresário de jogadores. Longe dos gramados, o carioca administra sua própria empresa de mineração, que está no mercado há quatro décadas. Buscando fortalecer e ampliar seu espaço como empresário do futebol, o diretor tem grandes projetos para o clube batelino, dentre eles, tornar a A.A. Batel uma empresa.

Veja bem, eu estou montando uma empresa que vai administrar o Batel. Será a Batel Esportes que vai administrar a A.A. Batel. Minha intenção é transformar o Batel em uma empresa e eu vejo condições de fazer acontecer. Vamos ter um escritório no Shopping Maria Antônia pra trazer o empresário, o jogador que se apresenta, será uma sede de futebol que abrirá espaço também ao torcedor, para comercialização dos nossos produtos.

A abertura da loja tem previsão já para o final do mês de julho e deve ser uma nova ferramenta de aproximação entre o Clube e o torcedor. Além disso, plano de criação do sócio torcedor e estruturação de uma equipe também estão entre os planos a longo prazo de Bernardo.

NOVOS PROJETOS

“Tenho um projeto de trazer profissionais para cuidar do time na área marketing, na área jurídica, administrativa, parte exclusiva para o futebol, nutricionistas, psicólogos, médicos, precisamos de um bom grupo”, revela Bernardo.

A estruturação do Clube, segundo o empresário, virá a longo prazo com investimentos em três demandas: estrutura, torcida e jogadores. Para a primeira delas, a pintura do Estádio Waldomiro Gelinski, que terá início já na próxima semana, será o pontapé inicial. Para a torcida, a criação da loja e de ações de fidelização do torcedor, assim como a de sua apresentação enquanto novo diretor, serão ferramentas para o fortalecimento do elo entre a torcida guarapuavana e o Batel. Já para os jogadores, além de reforços, há também a criação de um Centro de Treinamento.

“Hoje nossos jogadores moram dentro do Clube. A ideia é colocar eles em uma casa de jogadores, fazer um centro de treinamento, com residência, em quartos conjuntos bem instalados, com ambiente agradável. Quando você apresenta um projeto também para os jogadores, eles tem que vestir a camisa. Se ele estiver satisfeito, com uma boa moradia, um salário razoável, você une o útil ao agradável.”.

PAPEL NO TIME BATELINO

Embora Bernardo Feler tenha assumido o cargo no Clube apenas este mês, seu envolvimento com a equipe é anterior. Ainda enquanto colaborador, sem nenhum cargo oficial, ele foi responsável pela continuidade da equipe do Sub-19 e também da principal, no campeonato estadual deste ano, quando o Clube estava prestes a perder os dois times.

“Desde que eu comecei a ajudar o Batel, eu já sonhei em investir aqui. Se eu não assumisse o Sub-19 do Batel, não haveria mais o time. Nós tínhamos um compromisso e se nós não cumpríssemos com as regularizações, o time principal e o Sub-19 já não existiriam mais”, revela o diretor, evidenciando sua importância frente ao Clube neste ano, antes mesmo de assumir o cargo.

Equipe Sub-19 A.A. Batel (Foto: Tiago Martins/Ascom)

Atualmente disputando apenas o campeonato estadual, a expectativa é ampliar o número de inserções da equipe em competições. Planos para a 1ª divisão, para o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, com a equipe do Sub-19 já estão em andamento. A partir dos investimentos da nova direção, agora, o que Bernardo busca, é a participação e apoio da comunidade.

Vocês me perguntam: Guarapuava, por que? Simplesmente pela oportunidade de ter conhecido o Batel. Eu logo gostei do nome, nome forte. Você sabe o que significa? Batel é um barco pequeno. Eu quero transformar em um barco gigante. Futebol, como eu vejo, é um espetáculo. Disputar um campeonato tendo a ajuda de outros da terra, faz o espetáculo ficar ainda mais bonito.

Sem revelar o montante total já aplicado e as previsões de investimentos financeiros na equipe, Bernardo segue seu roteiro de apresentação por Guarapuava. O carioca permanece no terceiro planalto até dia 23, arquitetando a execução dos projetos batelinos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo