22/08/2023



Geral Guarapuava

Empresário se ressente com proibição de mesas na calçada

imagem-132157

Da Redação

Guarapuava – A colocação de mesas e trailers em calçadas volta a gerar polêmica em Guarapuava. O empresário Marcio Karpinski, proprietário de um restaurante nas proximidades do campus Cedeteg, questiona por que alguns empreendedores podem obstruir as calçadas, enquanto ele foi proibido pela Prefeitura de colocar mesas em frente ao seu estabelecimento comercial.

“Há 10 anos sempre tivemos mesas na calçada, mas agora fomos proibidos porque, segundo a Prefeitura, estamos obstruindo a passagem de pedestres”. Entretanto, segundo Marcio, as calçadas possuem 3,80 metros, dos quais dois metros eram utilizados, sobrando 1,80 metro para pedestres.

A retirada desse espaço externo, de acordo com Marcio, provocou a queda inicial de 40% no movimento do restaurante. “Tivemos que dispensar seis funcionários”, diz.

Mas muito mais do que o prejuízo que vem tendo, Marcio reclama que em outros lugares da cidade, há estabelecimentos e trailers que são utilizam os espaços destinados aos pedestres. “Por que somente com o nosso restaurante a Prefeitura usa o rigor da lei? Aqui perto um trailer que vende cachorro quente fez um toldo na calçada obstruindo 100% do passeio”. Ele cita outro exemplo. “Tem uma pizzaria na avenida [não cita qual] que construiu um deck e um toldo na calçada. Um ambulante aqui em frente do restaurante também utiliza a calçada numa boa”.

Ele observa também que existe uma cartilha regulamentando o uso de calçadas, permitindo a utilização. “Na Prefeitura eles alegam que o uso é proibido. Só queremos direitos iguais. Eu cheguei a pedir permissão para colocar as mesas apenas nos finais de semana, mas negaram”.

De acordo com Marcio, ele assinou um Termo de Ajustes de Conduta (TAC) para impedir que seu alvará seja caçado.

A RedeSul de Notícias entrou em contato com a Prefeitura, porém, de acordo com o Departamento de Fiscalização, o Código de Postura do Município proíbe, por parte do comércio, a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas. “Diante disso, a prefeitura não tem um setor para concessão de alvará sobre mesas em calçadas, uma vez que isso é proibido e que qualquer denúncia sobre ocupação irregular de espaços públicos devem ser feitas diretamente na Ouvidoria do Município pelo telefone 156 ou ainda pelo site oficial da Prefeitura de Guarapuava, no link Ouvidoria.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo