Os donos de uma empresa de reciclagem em Francisco Beltrão, Sudoeste paranaense, foram condenados a pagar R$ 50 mil por dano ambiental por descarte inadequado de resíduos. A decisão atende ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca. O valor deve ser revertido ao Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Na ação, o MPPR destaca que a empresa cometeu várias infrações ambientais, devidamente apuradas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), como funcionar sem a devida licença, lançar efluentes líquidos em corpo hídrico fora dos parâmetros fixados pelo IAP e Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e manter resíduos sólidos a céu aberto. Foi verificado, inclusive, que a empresa tentou burlar a fiscalização competente enterrando toneladas de lixo gerado pela atividade no pátio da firma.
A 3ª Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão foi notificada nessa sexta feira (02), da decisão judicial que foi publicada na semana passada, em 25 de janeiro, pelo Juízo da 1ª Vara Cível da Comarca.