sábado, 29 de mar. de 2025
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Empresários devem ficar atentos ao golpe envolvendo alvarás

Mensagens fraudulentas estão sendo enviadas a empresas com a alegação de pendências relacionadas ao alvará

Prefeitura alerta para golpe envolvendo alvarás (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Prefeitura de Guarapuava alerta a população sobre um golpe que tem circulado por e-mail, envolvendo falsas notificações de irregularidades no alvará de funcionamento. Mensagens fraudulentas estão sendo enviadas a empresas com a alegação de pendências relacionadas ao alvará. Essas mensagens estão acompanhadas de links que podem conter vírus ou captar informações sigilosas.

Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura, o e-mail em questão faz referência a um departamento inexistente. O documento falso tem assinatura de um suposto funcionário que não pertence ao quadro da Prefeitura. E ainda, traz um brasão que não corresponde ao oficial do município.

Além disso, a formatação e os dados apresentados não seguem os padrões utilizados nas comunicações oficiais da Prefeitura. As mensagens mencionam pendências ou supostas infrações no alvará. Com isso, o material induz o destinatário a acessar links desconhecidos.

E-mail fraudulento (Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

COMO IDENTIFICAR O GOLPE

Verifique as informações: notificações reais da Prefeitura têm identificação completa do fiscal, dados oficiais do Município e detalhes claros sobre a infração ou irregularidade. Não clique em links suspeitos: e-mails com links para “regularização” ou com dados genéricos.

Além disso, bloqueie o remetente: caso receba uma mensagem com essas características, bloqueie o e-mail de origem para evitar futuros contatos. Entre em contato com os canais oficiais: o Departamento de Alvarás ou no Departamento de Arrecadação e Fiscalização o contribuinte pode tirar dúvidas sobre notificações.

A Prefeitura reforça que qualquer comunicação oficial sobre alvarás de funcionamento ocorre  exclusivamente pelos canais institucionais. Assim sendo, as denúncias podem ser feitas para a ouvidoria municipal, via site ou pelo telefone (42) 3621-3109.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.