Por Cristina Esteche, com assessoria
A partir desta quinta (26) empresários de Guarapuava terão acesso a cursos gratuitos de capacitação. A Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), em parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fomento Paraná lançam um novo projeto na Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava). Trata-se das capacitações gratuitas que serão ofertadas a 12 mil empresários paranaenses dentro do Bom Negócio Paraná, programa do Governo do Estado para aumentar a competitividade das empresas.
Os cursos serão disponibilizados através do portal www.capacitando.net/faciap, plataforma de educação à distância da Federação. De acordo com o superintendente da Federação, Edson Araújo Filho, as capacitações serão gratuitas e voltadas aos pequenos empresários. “O projeto capacitará 12 mil empresários gratuitamente, ofertando cursos voltados às áreas de gestão, finanças empresariais, técnicas de negociação, dentre outras”.
Para participar dos cursos, o interessado deve utilizar um card, que será oferecido pela Associação Comercial, o qual contém um código bônus liberando o acesso ao curso escolhido. Ao acessar o portal www.capacitando.net/eadfaciap e clicar na opção de inscrição, basta inserir o código para garantir a gratuidade do treinamento.
Os cursos possuem, média, de 60 a 80 horas. Empresários que concluem o curso têm facilidade no acesso às linhas de crédito mais baratas do Banco do Empreendedor, ligado à Fomento Paraná. “Ao aliar capacitação gratuita e facilidade de acesso ao crédito com juros baixos, o Governo do Estado aumenta as oportunidades de negócios, gerando renda e empregos e, ainda, cria condições para que as pessoas se fixem nas suas cidades”, afirma o governador Beto Richa.
Para o presidente da Faciap, Rainer Zielasko, uma das principais preocupações da Federação está na capacitação de seus associados. “Queremos a longevidade dos negócios e, para isso, a capacitação é fundamental, não apenas para os funcionários, mas também para seus gestores”, afirma.