O clima de Natal já toma vitrines e ambientes comerciais de Guarapuava. É a retomada da economia, pós pandemia da covid-19, que prevê estimativas otimistas de vendas. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o empresário Claudio Pietrobom, embora ainda não haja dados oficiais, a expectativa é de 5% de aumento.
No entanto, segundo ele, esse percentual dobra quando se trata da contratação de mão de obra temporária. “Estimamos que haja 10% de aumento na contratação de novos empregados”. E mais uma boa notícia envolve o setor de contratações. Se anualmente, 15% dos temporários acabam sendo efetivados, a estimativa agora salta para até 35%.
Com a pandemia as empresas enxugaram a estrutura, mas agora a tendência é de retomada. Por isso, vai faltar mão de obra.
Conforme pesquisa divulgada pela Federação Comércio, o Paraná terá o maior nível de contratações de funcionários temporários dos últimos sete anos. De acordo com o levantamento, 37,5% das empresas do setor terciário pretendem contratar.
MAIS VAGAS
De acordo com a pesquisa, essa tendência segue a projeção brasileira feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela qual o Paraná é quarto estado com maior previsão de contratação em 2021, com 7,19 mil vagas. Na segmentação por setores, o comércio deve fazer o maior número de admissões de temporários, com 41,3%, ante 27,3% entre as empresas de serviços e 36,4% nas de turismo.
Este ano também serão contratadas mais pessoas. Em 2020, a média de contratação era de dois a três temporários e em 2021 será de quatro trabalhadores. A maior parte das empresas (40,9%) planeja contratar de duas a cinco pessoas e outras 36,4% devem fazer apenas uma contração. Os estabelecimentos que intencionam admitir mais do que 10 trabalhadores correspondem a 12,1%.
VENDEDOR LIDERA CONTRATAÇÕES
A maior parte das vagas ofertadas serão para a função de vendedor, com 57,6%, seguidas por atendente geral (33,3%), caixa (21,1%) e estoquista (12,1%). E as chances de efetivação são bastante altas, com 81,8%.
Em Guarapuava, segundo o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), Claudinei Pereira, os associados estão animados. “Nas conversas que temos com os associados, percebemos que o pessoal está com um ânimo maior neste fim ano. Entendemos que está relacionado diretamente com a retomada econômica em Guarapuava, com a vacinação, com o bandeiramento e retomada de muitos setores, como eventos”.
CAMPANHAS
Para aumentar as perspectivas de vendas, a ACIG está realizando novamente a promoção Natal Sonho Dourado 2021. São mais de R$ 100 mil em premiações para os consumidores que prestigiarem o comércio de Guarapuava. No total são 159 prêmios, entre motos, smart tvs, notebooks, vale-compras e muito mais. Por sinal, os horários de natal já foram decididos e você confere aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.