Bárbara Franco
Para incentivar as mulheres sobre a importância do Outubro Rosa, empresários de Guarapuava estão adesivando e decorando suas empresas com a cor rosa.
De acordo com a comerciante Marcia Crisostemo, como a empresa está em meio público é uma referência e dessa forma pode ajudar a conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame de mama. “Conscientizamos as pessoas e até mesmo nossos clientes. Além dos adesivos que colocamos na loja estamos entregando panfletos e divulgando a campanha em nosso Facebook”.
Os eventos da campanha começaram nesta terça feira (07), com o encontro “Cuidando da saúde de quem cuida da educação”, que teve inicio às 13h00 no auditório da Faculdade Guiaracá e terá continuidade nesta quarta feira (08). No dia 11, haverá orientações, distribuição de material informativo e entrega dos laçinhos da campanha na rua Saldanha Marinho, das 8h00 às 16h00. Entre os dias 13 e 17, as unidades básicas de saúde vão atender a população até 19h00 para a realização de exames.
A campanha conta ainda com a palestra “O chaveiro da vida”, nos dias (21) e (22), no Sindicato Rural, a partir das 14h00 e a mesa redonda “De mulher para mulher, o câncer em pauta”, no auditório da Campo Real, também 14h00. No dia 25, as atividades se enceram com a Caminhada Rosa, às 10h00, com saída da Praça Cleve e chegada no Parque do Lago.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é lembrado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remete à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.