22/08/2023


Guarapuava Política

Empresas denunciam lista de boicote contra quem não apoiou a reeleição

Empresas já denunciam autores ao Ministério Público e ACIG diz que vai reunir diretoria para tomada de medidas cabíveis

CIDADE

Boicote de empresas em Guarapuava (Foto: Lizi Dalenogari/RSN)

Apoiadores do Presidente Bolsonaro, revoltados com a derrota do candidato à reeleição, tentam boicotar empresas de Guarapuava. Desse modo, sob a alegação de que os donos das empresas marcadas são de ‘esquerda’, conclamam que o consumidor de ‘direita’ deixe de comprar nas lojas citadas. Além disso, pedem também que apoiadores do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, não sejam contratados ou que sejam dispensados. O texto circula em grupos de WhatsApp e se proliferam em redes sociais.

No twitter, uma jovem disse que foi entregar o currículo para uma loja de tecidos. “A mulher primeiramente pediu meu instagram, achei estranho e demorei para responder. Logo em seguida ela me mandou uma msg dizendo que não estava contratando e colocou essa lista de LOJAS DE PETISTAS”.

Conforme empresários que entraram em contato com o Portal RSN, eles temem prejuízos financeiros, desemprego maior, e depredações. “Eu tenho uma loja no Centro da cidade. Não me manifestei politicamente e estou numa dessas listas. Isso é ditadura”. A empreendedora, todavia, não quis se identificar.

“Se colocar o meu nome aí é que vou sofrer retaliações”. Assim como ela, uma profissional liberal que teve o nome listado também está preocupada com os desdobramentos. “Estamos vivendo o tempo da Inquisição, de caça às bruxas. Isso é absurdo. Queremos a nossa soberania, a democracia de votar em quiser. É um direito constitucional, é cidadania”.

ACIG VAI REUNIR DIRETORIA

Muitas das pessoas que contataram o Portal RSN cobram uma postura da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Conforme os reclamantes, eles são associados dessas entidades.

“Embora sejam entidades apolíticas e apartidárias receberam candidatos que apoiam o presidente Bolsonaro. Ninguém reclamou porque vivemos num país supostamente democrático. E agora? Eu não coloquei adesivo ou outra propaganda deste ou daquele partido e minha empresa está sendo penalizada. Isso pra mim é ditadura”. Estamos fazendo denúncias ao Ministério Público. Pedimos que todos os marcados denunciem”.

Em contato feito pelo Portal RSN com o presidente da ACIG, Claudinei Pereira, ele disse que vai se inteirar do fato. “Vou reunir a diretoria para debater esse assunto. Assim, vamos ver quais são as providências que podemos tomar”. Por fim, o RSN também tentou contato com a CDL e com o Ministério Público, mas sem êxito.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo