22/08/2023



Brasil Esportes

Empurrado por torcida, Brasil derrota Espanha

imagem-116628

por Fábio Aleixo, do UOL Esporte

Rio de Janeiro – O Brasil conseguiu um grande feito nesta terça feira (09). Empurrada pelos torcedores que transformaram a Arena Carioca 1 em um verdadeiro caldeirão, a seleção brasileira derrotou a Espanha por 66 a 65 e conseguiu sua primeira vitória no basquete masculino dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Pau Gasol, um dos principais jogadores do mundo, sentiu na pele a pressão da torcida tupiniquim, que o "marcou" durante toda partida e contribuiu para o desempenho abaixo da média do espanhol. Apesar de terminar como cestinha da partida, com 13 pontos, Gasol teve um desempenho bem abaixo do esperado. Converteu apenas quatro de nove tentativas em arremessos de dois pontos, aproveitamento de 44%, e errou as duas bolas que tentou guardar da linha de três pontos. Nos lances livres, foi pior ainda. Converteu apenas cinco de 12, com um aproveitamento baixo de 42%.

A segunda derrota complica a Espanha, que precisará vencer os próximos três jogos para seguir viva no torneio. Os espanhóis são os atuais campões europeus e ganharam a prata nas duas últimas Olimpíadas.

"Assim como foi contra a Lituânia, a torcida foi nosso 13 jogador", agradeceu o ala-pivô Rafael Hettsheimeir, logo depois da partida. "A equipe jogou bem, desde vestiário já estávamos motivados. A vitória foi importante para essa caminhada. O público apoiou muito a gente, estamos em casa. Sabíamos que era um jogo difícil e entramos muito fortes". 

Na próxima rodada, o Brasil enfrenta a Croácia, quinta (11), às 14h15 (de Brasília), outra partida complicada para a seleção. Já a Espanha, grande favorita, enfrenta a Nigéria, no mesmo dia, mas às 19h.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo