Por Cristina Esteche
Cerca de 22 pequenos empreendimentos estão cadastrados na Agência do Trabalhador em Guarapuava por terem sofrido prejuízos com a enchente que atingiu o município há cerca de um mês.
Para recomeçar a atividade o Governo do Paraná em parceria com a administração municipal disponibilizam os benefícios oferecidos pelo Fomento Paraná que financia ampliações, reformas e aquisição de máquinas e equipamentos com as linhas de crédito de baixo custo.
O trabalho já é oferecido pela Agência do Trabalhador e integra o Mutirão Emergencial que começou nesta sexta (04) no Ginásio de Esportes da Vila Carli em Guarapuava. O mutirão que segue até o domingo (06) oferece vário serviços nas áreas de saúde, emissão de documentos, assistência social e outros..
De acordo com o coordenador da Agência em Guarapuava, Adalberto Campos, as linhas de crédito da Fomento Paraná oferecem financiamentos entre R$ 300 e R$ 3 milhões com taxas de juros subsidiados, que atendem desde empreendedores informais e microempreendedores individuais (MEI) até pequenas e médias empresas.
Podem ser financiados máquinas e equipamentos, construções, ampliações, reformas ou modernização de empreendimentos, veículos utilitários e também capital de giro associado ao investimento principal.