22/08/2023

Enchente de São Miguel provoca temporais, dizem os mais antigos

imagem-60022

Enchente de São Miguel, benzer tormenta, são algumas crendices que resistem ao tempo e que explicam intempéries que acontecem na atualidade. Neste domingo, (29), pro exemplo,  é celebrado  o dia de São Miguel. Segundo a crença popular, na data em que se homenageia o arcanjo e nos dias próximos ao evento, é comum que uma grande quantidade de chuva aconteça e gere por vezes uma grande destruição, em especial nas cidades do Sul do país. A este fenômeno se deu o nome de "Enchentes de São Miguel" e que segundo os ditos populares, demonstra a força de destruição do Santo Arcanjo. “Nossa!  Desde os meus avós eu já ouvia falar da enchente. Os mais antigos nunca se enganaram e passaram essa crença para os mais novo. Agora é que ao tempos são outros, mas a enchente está ai, todos os anos. Só não vê quem não quer”, disse dona Escolástica Siqueira do Amaral, que mora no Jordão.

Dona Eva Amaral contribui com a conversa. “No temporal da semana passada corri e acendi uma vela benta para Santa Bárbara e benzi a tormenta. Nada aconteceu na minha casa. A tormenta passou beirando e foi embora”.  A vela e as plantas utilizadas para  benzer as tempestades  são abençoadas  no Domingo de Ramos.

Verdade ou não, o fato é que as chuvas marcaram  o início da Primavera  em Guarapuava e em toda a região e a previsão é que mais água caia neste fim de semana, em especial no domingo, Dia de São Miguel.  No último fim de semana, o primeiro da nova estação, um grande temporal com ventos fortes causou destruição em vários municípios da região. Segundo os que acreditam, mais um sinal da intervenção de São Miguel.

De acordo com meteorologistas do Simepar, não há como se saber ao certo se historicamente há um grande período de concentração de chuvas próximas a esta data, porém as características da Primavera podem explicar o fenômeno. A estação das flores é caracterizada por ser uma estação chuvosa, principalmente se comparada ao Inverno, onde o clima é mais seco. As chuvas acontecem principalmente no mês de setembro, em especial nas duas últimas quinzenas, e também em outubro. No mês de outubro também são comuns dias de bastante frio.

Os meteorologistas afirmam também, que a população não deve se preocupar com possíveis enchentes e estragos ocasionados pela chuva neste fim de semana, já que as chuvas previstas para o sábado (28) e domingo são bem mais tranquilas  do que a do fim de semana anterior.

A notícia ruim fica para aqueles que não gostam de dias frios. Apesar de a Primavera anteceder o Verão, dias gelados podem acontecer nos meses de setembro e outubro e as temperaturas só devem aumentar realmente em novembro e dezembro. " Em cidades altas como Guarapuava e outras do estado, o frio é comum. Nós costumamos brincar que o último dia frio por aqui é no 31 de dezembro" brincou um dos meteorologistas.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo