Nesta Páscoa de 2024, o cenário econômico se revelou desafiador para muitos confeiteiros, incluindo os de Guarapuava. Para muitos, como a confeiteira local Tainá Raue de 28 anos, os meses que antecedem a Páscoa são cruciais para traçar estratégias e planejar cuidadosamente as produções.
Este ano o feriado caiu em março e no último dia do mês. Para Tainá, isso pode ter piorado as vendas, já que os consumidores geralmente enfrentam bolsos mais apertados nesse período. “Uns dois meses antes da Páscoa, se inicia, pelo menos pra mim, uma pesquisa de demanda. Para que um mês antes da Páscoa, possa se iniciar a compra dos ingredientes e embalagens para Páscoa. Então se pesquisa tudo, quais as tendências dos ovos do ano, quais os formatos, embalagens, kits de ovos, sabores”.
No entanto, a confeiteira observou um aumento significativo nos preços do chocolate este ano, o que impactou diretamente os custos de produção. Por isso, após seis Páscoas atuando com produtos para a data, ela decidiu não arriscar em novas produções de ovos de chocolate, e ficou apenas com uma demanda de bolos e doces, priorizando a estabilidade do cardápio tradicional.
Depois de avaliar a situação pro meu lado, achei melhor manter meu mês nas minhas produções tradicionais do que me arriscar. A confeitaria não é um mercado de venda fácil, ainda mais na Páscoa, mesmo que você tenha conquistado uma certa clientela ano após ano. É um trabalho que exige muita dedicação, capricho e carinho e que as pessoas desvalorizam muito ainda.
De acordo com outra confeiteira guarapuavana, Luiza Maria Sebrenski de 20 anos, o fato da data comemorativa cair no fim do mês, também apegou de surpresa. Entretanto, comparando com o Natal de 2023, ela acredita que as vendas estão melhores. “Apesar da instabilidade nos preços dos insumos, o lucro é garantido. Está sendo bem gratificante essa época, não só pelo lucro, mas também para poder demonstrar meu amor pela confeitaria”.
Ela também percebeu que as produções em datas comemorativas são sempre bem corridas, ainda mais quando clientes fazem pedidos em cima da hora, o que sempre acontece. Mas para isso ela também encontrou uma estratégia.
Eu deixei meus pedidos abertos até ontem (28), assim consegui comprar insumo a mais, para esses clientes que decidem pedir de última hora. São insumos que consigo aproveitar depois, então não há prejuízos.
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