Curitiba – O prefeito Beto Richa, de Curitiba, pré-candidato ao governo do Paraná pelo PSDB, defendeu nesta quinta-feira, durante o encontro “Paraná Livre da aftosa sem vacinação”, atenção prioritária ao setor rural e expôs uma série de propostas para a agropecuária e a agroindústria paranaenses. “Acredito que o Estado dever ser parceiro, ter a mão estendida para a cooperação com o setor, em diálogo permanente com a Faep, a Ocepar, a Fetaep e demais entidades representativas”, disse Richa, na abertura do encontro, em Curitiba.
“Entendo que o Paraná livre da aftosa deve ser um compromisso de Estado, uma política pública permanente, com a adoção de todas as ações necessárias para a manutenção desse almejado status sanitário”, afirmou. Para Richa, a conquista e a consolidação desse objetivo dependem de ações como a contínua capacitação dos profissionais da defesa sanitária, a adequação do controle de acesso de animais nas fronteiras internacionais e divisas interestaduais, o aprimoramento do cadastro de produtores e o controle de movimentação de animais em feiras e eventos.
Ele também defendeu a melhoria da qualidade de vida da população rural, com investimentos em moradia, educação, saúde, segurança e saneamento. E enfatizou a necessidade de superar os gargalos que dificultam o escoamento das safras. “Estradas rurais adequadas, rodovias bem conservadas, pedágio acessível e um porto eficiente, além da construção de alternativas ferroviárias, são algumas das ações mais urgentes”, afirmou Richa.
Diante de mais de quatro mil pessoas presentes ao evento, Richa falou de sua relação com a agricultura e de seu estilo de governar. “Alguns me criticam, alegando que não conheço a agricultura e, portanto, teria dificuldades para entender a alma do produtor rural paranaense. De fato, sou engenheiro e nunca fui agricultor”, disse o prefeito. “Mas tenho humildade para reconhecer que não sei tudo. Procuro superar minhas limitações com estudo e, principalmente, com duas atitudes: cercando-me de especialistas em cada área da gestão pública, pessoas conhecedoras e empenhadas em superar desafios; e adotando, por formação e princípio, uma forma democrática de governar, ouvindo as pessoas, fazendo audiências públicas, discutindo francamente as propostas orçamentárias.”
O pré-candidato do PSDB destacou a importância da agricultura, da pecuária e da agroindústria para a economia paranaense. “Sei da importância deste segmento para a vida de milhões de pessoas que vivem no campo e nas pequenas e médias cidades. E defendo uma mudança de atitude na forma de tratar o meio rural.”
Agronegócio
Encontro com produtores rurais: Beto Richa quer Estado parceiro da agricultura
- Por Cristina Esteche
- 18/03/2010