22/08/2023



Geral

Encontro debate alimentação saudável e segura

Será realizado nesta quinta feira (07), em Florianópolis, o Seminário Frutas e Hortaliças – Alimentação Saudável e Segura. Promovido pelo Instituto Frutal, o encontro irá discutir os cuidados necessários em relação à produção, o abastecimento e comercialização de alimentos in natura. 

Entre os palestrantes está o presidente da Ceasa Paraná, Luiz Dâmaso Gusi, que participará como debatedor do painel Rastreabilidade na Segurança Alimentar. 

“Temos uma importante parceria com o Ministério Público na qual, através de um Termo de Cooperação Técnica Alimento Seguro, envolve vários órgãos ligados não só ao governo, através das secretarias de Agricultura e Saúde, como também da iniciativa privada e ainda com entidades do setor agrícola”, Gusi. 

RAMA

Outra ação a ser apresentada no encontro em Florianópolis e a adesão da Ceasa Paraná ao sistema de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos – Rama. 

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba recebe relatórios de promotorias de outros estados, informando da presença de resíduos de agrotóxicos não autorizados, ou acima dos níveis estipulados pela área técnica na produção de hortigranjeiros. “A empresa é um espaço estratégico para esse tipo de fiscalização”, avalia o presidente da Ceasa. 

Passam pelas cinco unidades das Ceasas no Paraná, em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, hortigranjeiros vindos de mais de 1.300 localidades do Brasil, além de importações de dez países. Além disso, existe ainda o intercâmbio e transferências de produtos entre as 72 Ceasas nacionais. 

O processo de rotulagem desses alimentos, já adotados pelos atacadistas e agricultores do estado, facilita a identificação de quem produz, e também a sua procedência. 

Além das secretarias de Agricultura e Abastecimento, e da Saúde, integram o Termo de Cooperação Técnica Alimento Seguro, a Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), Secretaria da Saúde de Curitiba, as federações dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), da Agricultura do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). 

SEMINÁRIO EM FLORIANÓPOLIS

Nas sete palestras do encontro em Florianópolis estão temas ligados às politicas nacional de segurança alimentar e nutricional; estratégias intersetorial de prevenção e controle da obesidade; bases para a ampliação de política nacional para a alimentação saudável e segura; programa alimento sustentável; programas de alimentos sem risco do Ministério Público de Santa Catarina; produção integrada de frutas, legumes e verduras; importância da rastreabilidade para a produção e comercialização de hortigranjeiros. 

A palestra “Rastreabilidade na Segurança Alimentar”, será feita por Alfredo Benatto, especialista em regulação e vigilância sanitária, da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Paraná. Além do presidente da Ceasa Paraná, participam como debatedores deste painel o presidente da Federação dos Agrônomos de Santa Catarina, Raul Zucatto, e a conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas, Nádia Guesser.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo