22/08/2023
Cotidiano

Encontro em Curitiba reúne guarapuavanas

imagem-30370

 

Uma conversa entre amigas que estavam distantes, via Internet, acabou provocando um grande encontro e que já se tornou tradicional. Elas são guarapuavanas que moram em outras cidades, mas que “matam” a saudade num dia agradável de bate-papo regado a muitas lembranças, mesmo porque algumas delas já não estarão mais presentes. Este é caso de Araci Karpinski, falecida em julho de 2011 e uma das mentoras da ideia, e Yonne Rocha que faleceu em fevereiro de 2010. Vindas dos lugares mais distantes as guarapuavanas se encontram em Curitiba, porque e lá que a maioria reside.

 

De acordo com Yosete Pimentel, filha de Yonne, que há 22 anos mora em Joinvile (SC), o encontro surgiu de uma conversa entre ela e Aracy.
“A Araci Karpinski morava em Bálneário Camboriú, a Márcia Weber mora em Curitba ,e eu moro em Joinville. A Araci estava fazendo tratamento de saúde e iria passar uns dia em Curittba e perguntou se eu toparia encontrá-las …(ela e a Márcia). Achei a idéia ótima”, relembra Yosete.

 

A facilidade de comunicação nas redes sociais “encorpou” o encontro que aconteceu em 2009 no Restaurante Lisboa, em Curitiba, onde a proprietária era Lena Gomes, também de Guarapuava.
“Fizemos amiga secreta, pois afinal fazia mais de 30 anos que não nos víamos. Mesmo assim não pudemos deixar o papo em dia. É uma delicia encontrar amigas que estudaram juntas ou em algum momento fizeram parte de nossa vida”, diz Yosete.

O segundo foi em 2010 no Madalosso no Bairro Santa Felicidade, também em Curitiba.
Assunto é o que não falta. “Quando nos encontramos é uma alegria geral. Há muitas novidades, conversas sobre filhos,marido, ex marido, namorado, netos”, comenta.

 

O terceiro encontro que será neste sábado na Casadibel, em Curitiba, terá um misto de alegria e de tristeza. A alegria pelo reecontro, a tristeza pela falta de Aracy que faleceu em julho. “Ela lutou bastante. Ela foi uma das mulheres mais alegres que eu já conheci em minha vida. Foi tão emocionante que eu senti saudades de nos vermos de novo. Daí lancei a idéia ,conversei com a Samira e a Márcia que toparam e estamos indo para o 3º Encontro que será em homenagem a Aracy”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.