22/08/2023
Blog da Cris Paraná

Encontro em Foz sinaliza início de aliança PT-PDT

Apesar do descarte de parceria por Requião Filho, encontro com Gleisi e cúpula do PT sugere que ressentimentos passados dão lugar à estratégia

Requião Filho (Foto: RSN)

A política, em sua essência mais pura, é a arte do diálogo e do rearranjo constante. É um palco vivo, dinâmico, onde as falas proferidas em momentos de estresse ou desfiliação nem sempre devem ser tomadas como um testamento final. Os ventos das eleições de 2026 no Paraná sopram nesse sentido, trazendo novidades de peso para a construção de uma eventual frente progressista.

O que se viu no encontro da Caravana Federalista em Foz do Iguaçu, que se encerrou nesta sexta (31), foi um claro sinal de que a ‘bandeira branca’ começa a ser hasteada entre o PDT, representado pelo deputado Requião Filho, e o PT.

De acordo com informações confirmadas tanto pela assessoria do deputado quanto pela assessoria da Ministra Gleisi Hoffmann, Requião Filho, um dos principais nomes da oposição, teve um encontro inicial com a própria Ministra, o Diretor-Geral brasileiro da Itaipu, Ênio Verri. O presidente estadual do PT no Paraná, Arilson Chiorato também participou da conversa.

Embora as narrativas divirjam sobre quem tomou a iniciativa do diálogo, o fato incontestável é que a reunião sinaliza o início de uma composição de peso para as próximas eleições. O objetivo central é montar uma chapa forte em contraponto ao candidato do atual governador Ratinho Junior.

A ARTE DO IMPOSSÍVEL

O movimento ganha destaque por causa do histórico recente de Requião Filho. Em entrevista recente ao Portal RSN, o deputado foi enfático ao descartar qualquer aliança com o PT, sigla da qual se desfiliou com notório ressentimento e que foi alvo de críticas vorazes, ecoando a postura do pai dele, o ex-governador Roberto Requião.

No entanto, a necessidade de construir uma chapa majoritária competitiva parece superar os ressentimentos do passado. Na mesma mesa de negociações, o PT já começa a definir um rumo: Ênio Verri, que pleiteava a candidatura ao governo, demonstra disposição para abrir mão desse desejo, cacifando-se para o Senado Federal. Zeca Dirceu também coloca seu nome à disposição para o voo mais alto na chapa majoritária.

O recado de Foz do Iguaçu é claro: na política, como se diz, tudo pode acontecer. As divergências de ontem podem dar lugar às alianças estratégicas de amanhã. O foco agora se volta para a formação de uma frente ampla capaz de polarizar a disputa em 2026.

Este blog buscou contato com o deputado Requião Filho, mas a assessoria informou que ele dedicaria o fim de semana ao descanso familiar, após uma madrugada de retorno para casa, o que adia qualquer declaração oficial sobre os novos rumos da política paranaense.

Leia outras notícias com o Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.