Da Redação, com assessoria
O comitê do Plano Pecuária Moderna para Guarapuava e região realizou, na manhã desta quarta-feira (14), no Sindicato Rural de Guarapuava, sua primeira reunião. Os participantes começaram os trabalhos definindo a coordenação do grupo e na sequência debateram como realizar algumas das principais metas: maior participação de pecuaristas; capacitação da assistência técnica e definição de propriedades que poderiam servir como modelo para implantação e difusão de tecnologias da bovinocultura de corte.
O professor Sebastião Brasil (Unicentro), membro do Comitê Gestor Central do plano, comentou o encontro. Na questão da melhoria da assistência técnica, ele destacou que hoje, na região, o número de profissionais “é ínfimo” se comparado ao de outras atividades, como a agricultura ou a pecuária leiteira. Por isso, completou, o comitê regional buscará realizar os primeiros cursos de capacitação ainda neste ano, o que poderá acontecer entre novembro e dezembro.
Na definição das propriedades de referência, Sebastião Brasil lembrou que a fase ainda é de diagnóstico. O comitê regional, sublinhou, vai se basear nos critérios definidos pelo Comitê Gestor do Plano Pecuária Moderna. “O comitê, em Curitiba, já definiu as regras para a participação das propriedades de referência. Na próxima segunda-feira, teremos uma reunião para definir o que vai constar desse diagnóstico, a maneira de interpretá-lo, para que a gente consiga identificar propriedades que realmente tenham potencial de desenvolver os trabalhos”, informou.
Ele ressaltou ainda que outra decisão foi divulgar o Plano Pecuária Moderna, para que os pecuaristas de Guarapuava e região participem mais do comitê regional.
No encontro desta quarta-feira, compareceram produtores de gado de corte dos municípios de Boa Ventura de São Roque, Candói, Campina do Simão, Guarapuava, Turvo, Palmital, Laranjal e Pinhão.
A próxima reunião está marcada para o dia 29 de outubro, às 9h, também no Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, nº 58, Bairro Trianon).
O comitê regional do Plano Pecuária Moderna foi instituído durante o lançamento da iniciativa em Guarapuava e região, ocorrido no último dia 6 outubro, no Sindicato Rural. Anunciado em agosto deste ano, o plano, elaborado pelo governo do Estado, entidades do campo, como a FAEP, e universidades, visa a modernização da bovinocultura de corte no Paraná.