Por Jossan Karsten, da Diopuava
Guarapuava – Nos próximos dias 05, 09, 10 e 11 de dezembro, a Ação Evangelizadora da diocese de Guarapuava promove Encontros de Formação e Planejamentos sobre a Campanha da Fraternidade 2017.
Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), os estudos deste ano serão aprofundados tendo como foco principal as paróquias, comunidades, coordenação catequética, poder público além das associações de moradores envolvendo toda a população.
Em entrevista ao CDC (Centro Diocesano de Comunicação), o coordenador da Ação Evangelizadora na diocese, padre Itamar Abreu Turco detalhou que os trabalhos serão desenvolvidos por decanatos e cada paróquia ou comunidade poderá convidar quatro pessoas do lugar para que possam participar dos estudos e entender como funcionarão as ações que serão desenvolvidas. “Vamos desenvolver os encontros de formação por Decanatos. Isto facilitará a participação de mais pessoas da comunidade. Todos são convidados a participar e o ideal é que cada uma das paróquias envie pelo menos quatro representantes ao local da reunião”, destacou padre Itamar.
Segundo o coordenador, o assunto deste ano serve como uma extensão do que foi abordado de forma ecumênica na Campanha da Fraternidade do ano passado, que destacava os cuidados para com o planeta terra, tendo como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” do livro de Amós 5.24.
“Pedimos aos participantes para que levem fotos, imagens e qualquer tipo de registros feitos na Campanha da Fraternidade do ano passado, pois o assunto de 2017 pode ser trabalhado como uma sequência do que foi visto e estudado anteriormente. Nossa proposta de trabalho para o próximo ano envolve escolas, catequese, comunidade e poder público. A defesa dos biomas brasileiros deve fazer parte do dia a dia de todos. Também vamos criar equipes que trabalharão nas diversas campanhas da diocese e da Igreja, de um modo geral. Estas equipes serão as lideranças dentro das comunidades e fomentarão as propostas”, anunciou o sacerdote.
DATAS DOS ENCONTROS
O primeiro encontro será entre as paróquias do Decanato Centro. O evento está programado para o dia 05 de dezembro às 19h30, no salão paroquial da Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava.
No dia 09 de dezembro, os trabalhos de formação também terão início às 19h30, no Decanato Laranjeiras e serão realizado na paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Bonito do Iguaçu. No dia 10, um sábado, quem acolhe a formação será o Decanato Pitanga, às 14 horas, na paróquia Sant’Ana, naquela cidade. No domingo, dia 11 de dezembro, o encontro será entre as paróquias do Decanato Pinhão. O encontro será desenvolvido na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava com início às 14h30. Conforme explicou padre Itamar, a realização do encontro do Decanato Pinhão em Guarapuava foi para facilitar a presença de todas as comunidades que fazem parte desta região. “Realizar os trabalhos do Decanato Pinhão na cidade de Guarapuava facilita a presença das pessoas, pelo fato de o local estar mais centralizado e as viagens serem, relativamente, curtas”, comenta o coordenador.
Além do estudo do Texto Base que foi editado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), segundo a organização, também haverá momentos de troca de ideias, partilha de experiências e gesto concreto que será em prol da preservação e sustentação do bioma brasileiro.