Cerca de 220 mil estudantes paranaenses participaram da 12° edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste final de semana, dias 5 e 6. O exame é a principal forma de avaliação da qualidade do ensino médio brasileiro e, com a reformulação deste ano, será utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. Cada instituição tem autonomia para estabelecer a forma de utilização do novo exame como processo seletivo.
O Enem é utilizado também para a concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e dá oportunidade para estudantes com idade mínima de 18 anos que fizeram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de obter a certificação do ensino médio.
Este ano, foram realizadas quatro provas com 45 questões cada que abordaram diferentes áreas de conhecimento e uma redação. No sábado (05), questões de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas. No domingo (06), Linguagens, Matemática e redação.
Gabaritos
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) traz respostas diferentes para ao menos uma questão da prova de matemática e duas outras de linguagens, aplicadas neste domingo, dia 6. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que realiza o exame, na noite deste domingo, ainda não se pronunciaram a respeito. A pergunta com problema no exame de matemática corresponde a de número 145 das provas Cinza e Amarelo e a 147 da Azul e a Rosa.
A questão traz duas figuras que mostram a montagem de um quebra-cabeça e pede para o candidato analisar como podem ser encaixadas. Pelo gabarito oficial, a resposta correta da questão 147 é letra A, que diz: 1 após girá-la 90º no sentido horário. No entanto, o gabarito da questão 145 aponta a letra C, que afirma: 2 após girá-la 90º no sentido anti-horário.
O MEC anulou uma das 45 questões de múltipla escolha da prova de linguagens. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que aplica a prova, os candidatos não serão prejudicados. A assessoria de imprensa informou que a banca examinadora avaliou que a questão tinha problema, mas não soube informar o porquê.
O gabarito oficial até o momento está disponível na página do Inep CLIQUE AQUI.
Fontes: Agência Estadual de Notícias e jornal Gazeta do Povo
Foto: estudante esperam pelo início das provas em Curitiba (divulgação)