22/08/2023
Geral Guarapuava

Energia Solidária oferece 40% de desconto na compra de eletrodomésticos eficientes

imagem-110812

Da Redação, com Assessoria

Guarapuava – A Energisa está investindo em mais um Projeto de Eficiência Energética para Guarapuava. Trata-se do Energia Solidária que visa incentivar os clientes residenciais a substituírem eletrodomésticos antigos, usados e ineficientes por aparelhos novos, ou seja, mais eficientes. O projeto tem início nesta terça feira (26).

Por meio da parceria com a Loja Magazine Luiza de Guarapuava, serão colocados 199 equipamentos à venda, sendo dois modelos de geladeira e três de ar condicionado. “O cliente residencial de toda a concessão da Energisa poderá comprar um eletrodoméstico por unidade consumidora, escolher entre a geladeira ou o ar condicionado, com 40% de desconto do valor do produto, e 10% do valor do desconto ele doará para instituições sociais”, disse o engenheiro de Eficiência Energética da empresa, Thiago Peres de Oliveira.

Para participar é preciso trocar o aparelho usado por um equipamento do mesmo modelo que o aparelho que será adquirido. Por exemplo, se o cliente se interessar por uma geladeira modelo duplex, necessariamente deverá ter em casa uma geladeira antiga deste modelo. O mesmo vale para os aparelhos de ar condicionado, quem tiver aparelho modelo gaveta, só poderá trocar por um modelo gaveta, e não por aparelhos estilo split.

Não é necessário que o cliente leve o aparelho na loja porque além de doar o aparelho antigo o cliente deverá aceitar passar por um teste de medição que é feito com o aparelho antigo, caso seja sorteado para passar por esse processo.

Thiago explica como funciona o bônus. “Uma geladeira que custa, por exemplo, R$ 1.000 sairá para o cliente por R$ 600. Em cima do desconto de R$ 400, 10% deste valor, R$ 40, o cliente doará para as instituições sociais: Comunidade Bethânia ou Serviços de Obra Sociais Airton Haenisch.”

COMO FUNCIONA

No Energia Solidária o cliente vai adquirir um produto com o Selo Procel-Inmetro “Classe A” de Economia de Energia, que ajudará na redução do consumo, e também poderá trocar gratuitamente até quatro lâmpadas incandescente ou fluorescente compacta por lâmpada de led. “Para a aquisição de um equipamento novo o cliente deverá doar o seu equipamento antigo, e as lâmpadas também só poderão ser recebidas em troca das lâmpadas antigas”, ressalta Thiago.

Todos os equipamentos e lâmpadas antigas recolhidas no projeto serão descartados adequadamente. Para participar do Energia Solidária é preciso ser cliente Energisa e estar sem nenhum débito com a concessionária, ou seja, se tiver é preciso quitá-los para participar; ser o titular da conta de energia e maior de 18 anos; ter equipamento usado ineficiente e compatível  com o que será adquirido; aceitar fazer a doação do equipamento antigo; estar disposto a participar do processo de medição e verificação; receber os técnicos da medição e verificação em sua residência e realizar o pagamento de doação de 10% sobre o valor do bônus, para a instituição beneficente.

No ato da compra, o cliente deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF ou CNH e uma conta de energia atualizada (dos últimos 3 meses); assinar os termos: Adesão, Medição, Doação e Termo de Recebimento (produto e lâmpadas). “O cliente terá a oportunidade de substituir seu eletrodoméstico antigo por um novo, mais econômico, ou seja, ele economizará no valor conta de luz. E mais, ele estará contribuindo com um projeto social sério e muito bem conceituado na cidade, e ajudando o meio ambiente”, ressalta Thiago, que destaca as vantagens do Energia Solidária.

MEDIÇÃO E AFERIÇÃO

A medição é o ponto principal do Energia Solidária, pois é por meio desta etapa que a Energisa demonstrará a eficiência do projeto. No ato da compra, o cliente saberá se foi sorteado, pelo sistema, para participar da medição e verificação. Um técnico entrará em contato para agendar a data da visita para instalação do medidor no equipamento antigo do cliente.

Este medidor capta e armazena os dados por um período de sete dias. No oitavo dia, o técnico retornará a casa do cliente para retirar o medidor, e a loja parceira estará liberada para realizar a entrega do novo equipamento adquirido pelo cliente e recolher o antigo.

O técnico da medição de verificação retornará a casa do cliente para instalar o medidor no equipamento novo, que também ficará captando e armazenando os dados de consumo durante sete dias.

“Trata-se de uma amostragem necessária para comprovação da eficiência energética do programa”, disse Thiago.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.