Quem passar pela Praça 9 de Dezembro em Guarapuava nesta quarta (14) terá acesso a informações na prevenção de acidentes com as redes elétricas. Com o slogan “É aí que mora o perigo, eu me ligo na vida!”, a Energisa Sul-Sudeste chama a atenção para as principais causas de acidentes com as redes.
De acordo com Glauco Figueiredo Santos, diretor de marketing da empresa, a iniciativa será das 9h às 15h. Conforme informou Glauco em visita ao Portal RSN, as ações e o lema da campanha fazem parte da XIII edição da Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica promovida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Assim, serão distribuídos folhetos informativos, cartilhas infantis e ocorrerão intervenções teatrais. “Muitas pessoas não se ligam que a simples pintura ou reforma de uma casa pode causar acidentes com rede elétrica. Temos ações que em alguns casos podemos até fazer um desligamento programado em uma obra”.
De acordo com Fernando Bombarda de Moraes, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa Sul-Sudeste, quando se fala em energia elétrica a atenção deve ser redobrada.
Seja na cidade ou no campo, é preciso muita atenção durante qualquer atividade realizada perto dos fios de energia. Qualquer descuido pode ser fatal. Nosso o intuito é levar informação, e dessa forma, conscientizar as pessoas para evitar que os acidentes aconteçam.
LEVANTAMENTO
De acordo com os dados da Abradee, em 2018 foram registrados pelas distribuidoras 891 acidentes em todo o país. Destes, 271 foram de maior gravidade e ocasionaram a morte das vítimas. No ano anterior, foram registrados 19 casos fatais a menos.
Das sete causas trabalhadas pela campanha, a principal responsável pelos acidentes fatais ocasionados pelo contato com a rede de energia é a construção/manutenção predial. Em 2018, foram 55% dos casos, o que equivale a 89 mortes. Assim, observa-se o grande número de construções de pequeno e médio porte feitas sem o acompanhamento de profissionais especializados ou pessoas qualificadas para fazer as instalações.
SETE CAUSAS DA CAMPANHA
De acordo com a Energisa, entre as outras causas fatais trabalhadas pela campanha, o cabo energizado no solo, respondeu em 2018 por 12% (20 casos). Porém, essa causa, mas que vem apresentando uma queda gradual na apuração dos dados, nos últimos cinco anos. Já a operação de máquinas agrícolas, 9%, enquanto ligações clandestinas (“Gato”) e poda de árvores, com 7%,. Assim, empinar Pipa/Papagaio, 6% e instalações de Antenas de TV, 4%.
Entretanto, de 2001 a 2008, as taxas de gravidade e de frequência dos acidentes (incluindo os fatais), caíram 43% nos acidentes com alta gravidade. Já a frequência dos acidentes ao longo do período teve uma queda de 30%. Em 2001, para uma população de 171,9 milhões, foram registradas 381 mortes.
Isso equivale a uma morte para cada 451 mil habitantes. Em 2018, para uma população estimada de 208,5 milhões, foram registrados 271 acidentes fatais. Ou seja, uma morte para 770 mil habitantes.
PRINCIPAIS DICAS
Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.
Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com a redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser feito somente por profissionais preparados e qualificados.
Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.
Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.
Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.
Cabo Energizado ao solo: Nunca toque em fios caídos na rua. Se encontrar um, entre em contato com a concessionária local para providenciar a remoção.
Manuseio de Equipamentos Agrícolas: Desvie os equipamentos dos estais (estirantes ou rabichos). Eles seguram os postes. Não corte nem mude os estais de lugar. Abaixe as barras do pulverizador ao passar debaixo dos fios. Evite parar a colheitadeira debaixo da rede elétrica. Não suba nela se estiver perto dos fios. Atenção ao regular o equipamento de irrigação nas áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito.
CANAIS DE ATENDIMENTO
- Gisa – (18) 99120-3365
- Aplicativo para celular Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)
- www.energisa.com.br
- www.facebook.com/energisa
- Agências de atendimento presencial
- Call center – 0800 70 10 326
- Ouvidoria – 0800 70 10 324