O gerente de Construção e Manutenção da Energisa, Luiz Moreto Vicentin Junior, anunciou nesta quinta-feira (5) que a empresa terá uma subestação em Guarapuava. A unidade está localizada no bairro Conradinho e beneficiará todo o município. Conforme o gerente, o investimento vai colaborar com o desenvolvimento socioeconômico regional. Hoje as subestações são da Copel.
Assim, as subestações são soluções que compõem o sistema de proteção, controle, transmissão e distribuição de energia de alta potência da fonte geradora à consumidora. Além disso a subestação transforma a tensão, agindo como pontos de entrega para a demanda.
Além da subestação, que já está na fase de demarcação dos postes, a empresa também vai erguer uma nova linha de distribuição de 138 mil volts. Será em padrão urbano, que vai incorporar as mais modernas técnicas de construção. “Tudo em harmonia com o meio ambiente”. De acordo com Luiz, ambas entrarão em operação ainda em 2020.
Assim, dentro do programa anual de melhoria dos indicadores de qualidade do fornecimento, serão instalados novos equipamentos religadores. Conforme a empresa, esses equipamentos agilizam o restabelecimento do fornecimento de energia em caso de ocorrências mais simples. Além da troca de parte da rede convencional (cabos ‘nus’), por outra protegida, que conta com capas emborrachadas e convivem melhor com a arborização local.
Leia outras notícias no Portal RSN.