22/08/2023


Brasil Geral

Energisa investe na incorporação de redes rurais particulares

imagem-115194

Da Redação, com Assessoria 

Uma reivindicação antiga dos clientes rurais está virando realidade na área de concessão da Energisa. 8.681 clientes localizados nos 82 municípios da Energisa no interior dos estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e Paraná poderão doar à distribuidora suas redes particulares. Essa medida prevista na Resolução Nº 229, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), transfere todos os cuidados com a rede elétrica à distribuidora.

Com os equipamentos elétricos incorporados aos ativos, ou seja, aos bens da empresa, o cliente ganha mais tranquilidade, uma vez que a manutenção das redes, como troca de postes, cruzetas, para-raios e outros, além do atendimento emergencial, como poda de árvores em contato com as redes e a troca de transformadores em caso de queima, passam a ser responsabilidade da distribuidora de energia.

Já a Energisa, ao incorporar as redes de distribuição terá maior controle sobre o sistema elétrico. A gestão pela concessionária permitirá a programação de inspeções e manutenções periódicas nas redes, que evitarão possíveis desligamentos de energia para essas localidades, o que significa melhoria no atendimento aos seus consumidores.

COMO FUNCIONA A INCORPORAÇÃO DE REDES

Para falar com cada um dos 8.681 clientes, a Energisa contratou a empresa Engelset. Representantes da empresa parceira visitam as propriedades rurais com as características do projeto, orientam sobre o programa, seus benefícios e entregam o Contrato de Doação esclarecendo como o cliente deve proceder para dar andamento ao processo de incorporação de sua rede.

“O cliente pode ficar tranquilo, pois não há custo algum para participação no programa, apenas solicitamos a autenticação do documento que comprova a propriedade da rede”, explica o coordenador de Projetos e Cadastro da Energisa, Carlos Eduardo Mariano.

Mariano ainda orienta que, o cliente deve entregar o contrato assinado em uma das agências de atendimento da Energisa até o prazo definido, junto com os documentos solicitados – cópia do RG, CPF, Registro do Imóvel, ou Contrato de Compra e Venda do Imóvel.

A previsão da Energisa é finalizar as incorporações até o mês de outubro de 2016.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo