A Energisa Sul-Sudeste pretende investir cerca de R$ 15 milhões em Projetos de Eficiência Energética (PEE) em 2021. A empresa investirá em Guarapuava e nos municípios em que atua no interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais. Estão previstas diversas ações, como por exemplo, troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED em pontos de iluminação pública. Além disso, a substituição de equipamentos condicionadores de ar. E a instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia solar em prédios públicos e instituições filantrópicas.
De acordo com o diretor-presidente da Energisa, Gabriel Alves Pereira Junior, é a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que aprova e regulamenta esses projetos. “Eles têm como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio da melhoria e modernização de equipamentos. Os investimentos também contribuem para o desenvolvimento dos municípios, além de reduzir as despesas com energia elétrica”.
SUSTENTABILIDADE
Conforme a gerente de Sustentabilidade do Grupo Energisa, Isabel Peres de Vasconcellos, parte dos recursos das distribuidoras de energia em todo o país são destinados para o PEE. Ou seja, para iniciativas que proporcionem a redução do consumo e o desperdício da energia elétrica.
“Anualmente realizamos uma Chamada Pública de Projetos. Nesse período, as prefeituras, entidades sociais, empresas e até cientes residenciais, comerciais e rurais, podem apresentar iniciativas que tenham esse objetivo de conscientização e o uso eficiente da eletricidade. Sendo aprovados, a empresa destina o recurso e faz o acompanhamento do início ao fim dos projetos. Além dos que recebemos, também mapeamos outras importantes ações que tenham também esse objetivo”.
‘NOSSA ENERGIA’
Umas dessas ações, idealizada pela própria empresa, é o ‘Nossa Energia’. De acordo com o coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, tudo é feito na unidade móvel do projeto, um caminhão totalmente interativo e moderno, com diversos experimentos sobre a energia elétrica.
“Esse projeto oferece oportunidades aos clientes da distribuidora de realizarem o cadastro no benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), trocar lâmpadas incandescentes ou florescentes por luminárias de LED. E também informações importantes sobre o uso correto e seguro da eletricidade e palestras com alunos da rede municipal e estadual de ensino”.
Entretanto, por conta da pandemia da covid-19, só uma parte da iniciativa se concluiu, com o cadastro de 178 clientes na TSEE em 22 cidades e a substituição de 17.163 lâmpadas.
Leia outras notícias no Portal RSN.