Nos quatro primeiros meses deste ano, a Energisa Sul-Sudeste já registrou nove batidas contra postes em Guarapuava. Os números correspondem a acidentes que causaram danos a estruturas da rede elétrica tanto na área urbana, quanto na rural. Os números preocupam e ascendem as discussões sobre a segurança no trânsito
Isso ocorre principalmente no mês do Movimento Maio Amarelo, em que a direção defensiva para um trânsito mais seguro é abordada com maior frequência. Conforme Alessandro Gomes Martins, gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, “como distribuidora de energia, a Energisa se preocupa não apenas com os danos que essas colisões causam ao sistema elétrico, mas com a segurança das pessoas”.
Em números, os nove acidentes desses primeiros meses representam 22% dos 40 registrados no ano passado. Nessas ocorrências carros, caminhões e até maquinários agrícolas atingiram postes e ainda danificaram cabos, equipamentos e demais estruturas da rede, impactando o fornecimento de energia para clientes das proximidades.
Neste ano, 1,4 mil clientes tiveram a energia interrompida temporariamente em Guarapuava, em decorrência de batidas contra postes. “Ainda que o impacto da batida não interrompa o fornecimento da energia imediatamente, muitas vezes precisamos fazer um desligamento emergencial para substituir os postes e executar os reparos nas estruturas”.
MENOR IMPACTO
Para minimizar o impacto desses desligamentos coletivos, a rede de distribuição da Energisa conta com uma tecnologia que permite fazer manobras no sistema elétrico de maneira remota. Assim, agiliza o restabelecimento da energia para o maior bloco de clientes possível, enquanto as equipes se dirigem para o local do acidente.
VIDA EM PRIMEIRO LUGAR
“Um dos principais valores da Energisa é a vida e quando se fala em acidentes com a rede elétrica, esse valor está em risco”. Por isso, em um acidente com poste, onde cabos energizados podem cair no chão ou sobre o veículo, fique atento a essas orientações:
– Os ocupantes do veículo devem manter a calma e permanecer dentro dele. Além disso, não devem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que vai fazer os procedimentos com a máxima segurança.
– Quem se deparar com um acidente nessas circunstâncias também precisa manter a distância e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, assim como avisar a Energisa pelo 0800 70 10 326.
Leia outras notícias no Portal RSN.