22/08/2023
Em Alta Guarapuava Segurança

Energisa reforça medidas de segurança contra ataques de cães em Guarapuava

Com mais de 3 mil imóveis identificados como locais de risco, empresa reforça a importância de treinamentos e colaboração dos moradores para proteger leituristas

Energisa reforça medidas de segurança contra ataques de cães em Guarapuava (Foto: Energisa Sul-Sudeste)

A Energisa alerta que Guarapuava enfrenta um problema crescente com ataques de cães. A empresa identificou 3.629 mil imóveis como locais de risco. Segundo a companhia, até 29 de julho, 74.644 unidades registraram avisos de alertas de cães perigosos em toda a área de concessão.

De acordo com a companhia, os leituristas sofrem diariamente com esses ‘ataques’ inesperados aos visitarem os imóveis para retirarem a leitura da luz. E para lidar com essa situação, a empresa decidiu trabalhar medidas preventivas e utilizar dispositivos móveis para manter um banco de dados atualizado sobre esses locais de risco.

Para Willian Carlos Corrêa, leiturista da companhia, o treinamento fornecido pela empresa foi eficiente para que ele pudesse trabalhar em segurança e evitar os ataques. O treinamento inclui orientações do Canil da Polícia Militar, que ensina sobre o comportamento territorial dos cães e como agir para evitar provocações. “Aprendemos a agir rapidamente e a ficar atentos a qualquer sinal de perigo”.

Sidney Aparecido Lúcio, coordenador de Leitura da Energisa Sul-Sudeste, ressaltou a importância do suporte comunitário na prevenção de acidentes. “Mesmo com tecnologia e treinamentos, a colaboração dos moradores é essencial. Cães podem atacar quando se sentem ameaçados ou estão protegendo seu território”.

Por fim, para minimizar os riscos, o coordenador sugere que os tutores mantenham os cães em locais separados ou restrinjam temporariamente o acesso dos animais durante a leitura. Além disso, os clientes devem garantir que os cães não tenham acesso às áreas ao redor do padrão de energia. Além disso, os portões devem ficar fechados, impedindo que os animais saiam para a calçada. “A segurança deve ser uma prioridade tanto para clientes urbanos quanto rurais. Portões devem estar trancados e cães controlados para evitar incidentes”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gabriela Ukracheski

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.