22/08/2023


Geral

Enfeites natalinos já estão à venda em Guarapuava

imagem-100968

Jonas Laskouski

É, pode parecer meio cedo ainda para falar desse assunto, mas o fato é que o Natal gera uma expectativa muito grande em todos os segmentos da sociedade. E para começarmos uma série de reportagens que vai tratar do tema sob vários ângulos, que tal dar uma espiada em como andam os preparativos para as decorações natalinas?

Assim como na moda, a decoração para o Natal também traz tendências a cada ano. Dentre inúmeros temas possíveis, as árvores mais sofisticadas estão sendo decoradas com neve, bichos e aves. E bichos das florestas. Esquilo, faisão, renas, alces, raposas e até porco-espinho! A RSN visitou uma loja especializada no centro da cidade e o visual das árvores é de encher os olhos de qualquer criança e também dos adultos.

Ignorando a crise, tem guarapuavano pagando até R$ 6 mil reais por uma árvore grande já pronta, toda decorada e iluminada. E não dá pra negar, uma decoração feita sob medida atrai clientes e alavanca as vendas. Se não cabe no orçamente, não se preocupe. Esse é o valor máximo a que pode chegar uma árvore, vamos dizer, de luxo. Tem para todos os gostos e para todos os bolsos, com preços começando em R$ 500 reais e tão lindas quanto as tops de linha.

Embora o Natal seja uma data com grande potencial de vendas e momento de recuperar parte das perdas do ano, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que o desempenho do varejo tenha a primeira queda desde o início da série histórica com o pior resultado em 12 anos. Tanto é que uma grande cadeia de lojas do país, com filial em Guarapuava está comprando aos poucos receando ficar com mercadorias encalhadas nas prateleiras. “Apesar do estoque estar cheio e estarmos bastante otimistas, recebemos até agora apenas metade do que a matriz mandou no mesmo período do ano passado”, disse Jones Mendes Castilho, líder de vendas. Na contramão, a loja com os produtos de decoração natalina que visitamos já contratou três funcionárias temporárias para dar conta dos pedidos. Segundo Luciana Dalla Vecchia Budal, o movimento está intenso. “Mal abrimos as caixas e as mercadorias se esgotam rapidamente”.

É, para a indústria mágica do Natal, a histeria da crise está longe de ser uma realidade. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo