Desde às 3h da madrugada desta sexta (22) já era grande a movimentação em frente à Unidade de Saúde no bairro Primavera. Adolescentes e acompanhantes já formavam fila para garantir a dose da vacina contra a covid-19. No entanto, essa mesma cena se repetiu nas outras 14 unidades programadas para a vacinação. Conforme a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), hoje foram disponibilizadas 7,5 mil doses do imunizante. E até às 15h mais de seis mil pessoas já estavam tinham recebido a dose.
Assim, valeu a pena pular cedo da cama, enfrentar o sono e o cansaço. “Minha mãe me jogou pra fora da cama. Mas enfim chegou a nossa vez”, disse um dos adolescentes. O grupo de amigos que o acompanha fez coro ao que ele disse. “Estamos com o braço pronto”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em cada posto havia disponibilidade de cerca de 500 doses, conforme a estrutura de cada unidade. No posto do bairro Primavera, por exemplo, por volta das 12h, 350 adolescentes já estavam vacinados. “Ainda temos mais 190 doses. Vamos vacinar 540 pessoas ainda hoje”. De acordo com o líder comunitário Vilmar Roberto, ‘Vermeio’, a fila fluiu normalmente.
Entretanto, em algumas unidades a organização mereceu críticas por parte de pais. Silmara Martins é mãe de um adolescente, de 14 anos. Ela disse que ‘perdeu’ um dia de trabalho para acompanhar o filho no posto Tancredo Neves. Todavia, no local mais de 300 adolescentes disputavam 198 senhas. “Os funcionários não souberam nos dizer quantas doses estavam disponíveis. Houve desorganização e despreparo das equipes. Tive que vir embora. E, isso não pode acontecer, bem no momento de volta às aulas. Além disso, teve um caso de algumas pessoas furarem a fila. A Polícia Militar foi chamada, mas disse que não podia fazer nada”.
Em contrapartida, outras unidades atraíram adolescentes de vários pontos da cidade. Isabela, 13 anos, é uma delas. “Eu moro no Santana e fui tomar vacina do Rio das Pedras que não tinha fila. Minha mãe se informou. É retirado do Centro, mas cheguei lá e já tomei a vacina. Valeu a pena”. Na unidade do Parque das Árvores também a fila seguiu com rapidez. “Tinha pouca gente”, disse Áthina, de 15 anos.
Conforme a Prefeitura, a coordenação da Campanha de Vacinação está em contato com as equipes das UBS que apresentaram maior demanda. “Nossa intenção é melhorar o atendimento”. Segundo a estimativa do Ministério da Saúde é que Guarapuava tenha um público de cerca de 15 mil adolescentes entre 12 e 17 anos.
Leia outras notícias no Portal RSN.