22/08/2023
Geral

Engenheiro inventa equipamento contra acidente em viadutos

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Um equipamento capaz de evitar acidentes em viadutos foi criado pelo engenheiro civil Luiz Oswaldo Gapski Pereira, de Guarapuava. Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 1995,  Luiz Oswaldo trabalhou na concessionária Caminhos do Paraná.

A ideia de criar o Delac (Delimitador de Altura para Caminhões) surgiu quando em 2003 aconteceu um acidente no viaduto de Palmeira. “Foi dentro do perímetro urbano que é cortado pela BR 277”. De acordo com o engenheiro, um caminhão com carga acima da altura permitida bateu contra uma transversina daquele viaduto.

“Tivemos que transferir o trânsito para os entornos deste viaduto. Nesse caso isto foi possível. Depois foi feita a sua recuperação estrutural que em valores da época ultrapassaram tranquilamente a casa dos R$ 100 mil”.

Foi a  partir desse acidente que o engenheiro começou a pensar em um equipamento que contribuísse para sanar esse tipo de acidente. “Eu diria em quase 100%, pois não existe nenhum equipamento  com garantia total , pois temos o fator humano, que se não tiver a consciência, nenhum equipamento resolverá.”

Surgiu então a ideia de criar o Delac, equipamento que está devidamente registrado no INPI  ( Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

De acordo com o engenheiro o equipamento preventivo funciona da seguinte forma: Estudo do local da implantação; rotas alternativas conforme cada caso; instalação do equipamento; sinalização viária pesada antes dos obstáculos. “Antes da ultima saída temos instalados de cada lado da pista dois postes metálicos que são equipados com sensores infravermelhos, que captam a altura limite do veiculo”, explica.

Segundo Luis Oswaldo, caso o veículo esteja acima da altura permitida é disparado um sirene de alta sonoridade, bem como a sinalização de alerta que estará instalada próxima a ultima saída, em pórticos metálicos ou na própria estrutura da Obra de Arte Especial com strobos de alta intensidade o qual farão o alerta  ao condutor do veiculo que a sua carga está fora do permitido”. Pode-se também instalar em conjunto com os rastreadores via satélite para o envio da informação para a central, a qual automaticamente pode bloquear o veiculo em questão evitando que ele continue caso passe pelo final da sinalização. Todos os projetos serão desenvolvidos caso a caso, conforme a demanda do cliente.

“Este equipamento será de grande utilidade pelo seu baixo custo de implantação em comparado ao valor que será gasto com uma nova obra ou indenizações por mortes”.

O engenheiro lembre o caso recente da passarela do Rio de Janeiro.

“Poderemos evitar uma grande tragédia  tomando estas medidas. Estamos à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários, e também buscando uma parceria para a produção em série do equipamento”.

Cristina Esteche

Jornalista

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