22/08/2023

Entidade defende discussão mais ampla para teatro em Guarapuava

imagem-62660

A Sociedade Amigos de Guarapuava (SAG) defende uma discussão mais ampla para a construção de um teatro em Guarapuava, envolvendo, inclusive a Câmara Municipal de Vereadores. A ideia proposta pelo presidente da entidade, o jornalista Guaracy Ribas é que a cidade tenha uma arena multiuso que seria construída no Parque do Lago, na área onde está a barragem anexo à Vila Concordia. O assunto veio à tona com as informações de que foi montada uma comissão técnica para debater e elaborar projetos visando a construção de um teatro municipal. A decisão foi tomada durante reunião entre agentes culturais e o prefeito Cesar Silvestri nessa segunda feira (12). Participaram da reunião a Academia de Letras Artes e Ciências de Guarapuava, a Unicentro e a OAB. A Prefeitura será responsável pelos custos dos projetos arquitetônicos, acústicos, de acessibilidade.

Incialmente, a possível área será nos fundos do Parque do Lago, a mesma que está sendo proposta pela SAG para a Arena Monumental do Lago.

De acordo com Guaracy Ribas, o projeto proposto pela SAG não conflita com o teatro, já que este poderá ser acoplado à arena. “Teremos um projeto de grande porte com a arena para as Cavalhadas, arquibancadas para 15 mil pessoas numa primeira etapa aumentando para 30 mil num segundo momento; palco, lanchonetes, painel ecológico para publicidade e de led com luzes que refletirão nas águas do lago durante a noite”. De acordo com Guaracy Ribas a proposta já foi apresentada ao prefeito que não escondeu o desejo de construir um teatro. “Por que Guarapuava não pode ter um projeto mais ousado e unir as duas coisas? Por isso defendemos uma discussão mais ampla sobre o assunto”.  

Segundo Guaracy, o custo é de R$ 30 milhões que poderão ser oriundos dos ministérios da Cultura, Turismo e das Cidades.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo