Guarapuava conta com o Conselho Popular de Guarapuava (CPG), uma organização da sociedade civil organizada que envolve várias entidades. Fundada em 22 de outubro de 2010 e registrada em cartório na quinta-feira, 2 de dezembro, a entidade estará aberta à comunidade a partir de janeiro do ano que vem. A sede está localizada na Avenida Sebastião Camargo Ribas, 2124, Sala 07, no Bairro Bonsucesso.
Supra-partidário, o CPV tem como finalidade defender os direitos de participação da sociedade civil organizada no planejamento municipal, assessorando de forma opinativa e reivindicatória o Executivo e o Legislativo, e acompanhar as ações governamentais, além de ouvir, inventariar, analisar, planejar, propor e requerer sobre a receita e despesa do Orçamento do Município de Guarapuava, de acordo com o que preconizam os Artigos 151, 152, 153 e seguintes, da Lei Orgânica do Município de Guarapuava e todas as demais participações em matérias correlatas com o interesse municipal de Guarapuava e região. A participação da comunidade no processo de elaboração, definição e acompanhamento da execução do Orçamento Plurianual de Investimentos, das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual, é assegurada pela Constituição Federal.
Fazem parte do CPG: a Associação dos Moradores do Bairro Cascavel; Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava; Associação do Movimento de Mulheres do Bairro Primavera; Associação de Moradores do Conjunto Residencial Santa Cruz; Associação dos Moradores da Vila Primavera; Associação da Água de Invernadinha; Observatório Social de Guarapuava ; Comunidade São Luiz Gonzaga, Morro Alto, Diocese de Guarapuava; Conselho de Cidadania, Ética e Justiça de Guarapuava; Ordem dos Advogados do Brasil – Guarapuava; EVOLUT – Agência de Desenvolvimento Regional Centro-Sul; Central das Associações de Moradores, Movimentos Populares, Religiosos e ONG’s do Paraná; ACENDER – Associação Central dos Moradores para o Desenvolvimento de Entre Rios.