22/08/2023
Agronegócio

Entidades discutem futuro do trigo em Fórum Nacional realizado em Entre Rios

imagem-43893

As demandas do mercado tritícola serão levantadas e debatidas durante o VII Fórum Nacional do Trigo, que ocorre a partir desta terça-feira (16), no Centro Cultural Mathias Leh, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR).

A programação de palestras e debates iniciou-se hoje às 9h com a palestra “Oportunidades para o trigo brasileiro” ministrada pelo Trader, Walter Von Muhlen Filho, da Serra Morena Commodities.

As palestras proferidas por dirigentes de cooperativas, pesquisadores, traders de trigo, autoridades do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), bem como secretários estaduais de Agricultura, prossegiu por toda a manhã, e só foi interrompido pelo desfile de tratores antigos, que foi a atração durante o intervalo de palestras.

Carlos Vaccaro é representante da Associação de Cerealistas do Rio Grande do Sul, e veio diretamente de Eerchim (RS) para acompanhar o evento. “As palestras até agora tem sido bem boas, com assuntos bem interessantes, e que tem relação direta com a gente”,comentou Carlos.

Vicente Bordeiro também é um dos representantes da ACERGS (Associação de Cerealistas do Rio Grande do Sul) e além de elogiar o Fórum, diz que gostou muito da iniciativa de fazer o desfile com os tratores antigos. “Ao vivo nunca tinha visto tratores como esse, é interessante demais, muito legal eles conservarem esses tratores”.

O Evento.

O Fórum Nacional do Trigo está sendo organizado pela Cooperativa Agrária, em parceria com a Embrapa Trigo e a Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e inicia-se hoje com jantar de abertura e entrega de credenciais.

Com o intuito de discutir aspectos que incluem a comercialização, tributação e segregação do trigo brasileiro, o Fórum Nacional do Trigo é realizado pela primeira vez em Guarapuava, uma das principais regiões produtoras do Paraná, que por sua vez é o Estado com maior concentração de moinhos do país. “Estará presente todo o setor tritícola, que discutirá as principais demandas do setor no país”, explicou o coordenador da assistência técnica da Agrária, Leandro Bren.

O intuito é debater políticas que reduzam a vulnerabilidade da cultura frente às ações do mercado, frisou Bren. “É um evento técnico, científico e político com intuito de gerar demandas a serem levados a nossos políticos, para tentar melhorar a organização da cadeia tritícola e a valorização comercial desse cereal tão precioso que é o trigo”.

O Brasil não é auto-suficiente em produção tritícola. Até agosto, o país importou cerca de 4,4 milhões de toneladas do cereal, especialmente da Argentina, para o abastecimento da demanda nacional, que em 2011 chegou a 11,2 milhões de toneladas. Os dados são do MIDC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e da USDA (United States Department of Agriculture). “São essas questões, que envolvem o mercado do trigo, serão debatidas pelo governo, moinhos de trigo e produtores irão durante as palestras”, frisou Bren.

Com: Assessoria

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.