Entidades que trabalham na área da criança e do adolescente tem até às 17 horas desta segunda-feira (22) para escolher os novos conselheiros tutelares de Guarapuava. A eleição está acontecendo na Câmara Municipal de Guarapuava. De acordo com a presidente do Comdica (Conselho Municipal da Infância e da Adolescência), Karina Suder Fernandes, serão escolhidos cinco conselheiros e cinco suplentes. “Podemos também escolher mais cinco conselheiros para o possível segundo Conselho Tutelar que estamos reivindicando para Guarapuava”.
De acordo com Karina, cerca de 250 entidades estão representadas por dois delegados cada com direito a voto. Vinte e cinco candidatos disputam as cinco vagas.
Para concorrer os candidatos tiveram que preencher três requisitos exigidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), além de exigências previstas em lei municipal. Pelo ECA, os candidatos tem que possuir idoneidade moral comprovada, ser maior de 21 anos e morar no município. Pela legislação municipal, o candidato deve ter escolaridade mínima do ensino médio, morar no município pelo menos há três anos e trabalhar na área afim num tempo mínimo de dois anos.
O cargo de conselheiro tutelar é remunerado com salário equivalente a quatro salários mínimos, pagos pelo município.