22/08/2023



Agronegócio

Entidades reclamam de descaso com a piscicultura em Prudentópolis

imagem-39621

Representantes de entidades organizadas estão reclamando do descaso da administração municipal de Prudentópolis com a piscicultura no município. Segundo eles, Prefeitura não tem projeto específico e prefeito não atende os representantes para discussão conjunta da situação.

De acordo com o delegado da Aquicultura na região dos Campos Gerais, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Osmar Bruno Zoldan, as várias vezes que tentou discutir a situação da piscicultura em Prudentópolis não foi atendido. “Nem o prefeito e nem o secretário de Agricultura me ouviram para discutir a situação. A piscicultura é uma ótima alternativa de renda para as pequenas propriedades, além de valorizar e embelezar os imóveis com a construção dos tanques. Não adianta somente oferecer alevinos, os produtores precisam de tanques e de projetos de viabilidade para as pequenas propriedades. Isso não acontece em Prudentópolis. Os piscicultores estão tendo que se virar por conta”, afirma o delegado do Ministério da Agricultura.

Conforme Osmar, as vezes em que tentou conversar com o prefeito Gilvan Pizzano Agibert (PPS) não foi recebido. “Estão nos tratando com descaso e desprezando uma ótima alternativa para viabilizar as pequenas propriedades”, enfatiza.

O presidente da Cooperativa Agrícola Familiar Integrada (COPAFI), Adimilson Wolovicz, o “Tico”, diz que os 42 produtores filiados à cooperativa também não têm recebido apoio do governo municipal. “Até o momento nada foi feito para incrementar a piscicultura pela Prefeitura. Recentemente uma iniciativa do Padre Albino tem contribuído para chamar a atenção para o setor e buscar uma melhor organização. Estamos trabalhando outras possibilidades, já que não podemos contar com o apoio do governo municipal”, desabafa.

Na última semana, Osmar e Tico participaram de uma reunião em Curitiba, na sede da Emater. Prudentópolis foi reconhecida como exemplo de organização no Estado pela constituição da COPAFI, a ponto de ser usada como modelo para outros municípios. Através da cooperativa, Prudentópolis vai passar a integrar uma Associação que será responsável para viabilizar a piscicultura regional e utilizar a produção na merenda escola do Estado. “Os caminhos estão se abrindo, mas por iniciativas isoladas. Cabe ao município fazer sua parte”, conclui Osmar Zoldan.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo