22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Entre agulhas, tintas e conversa boa, Elbio tatua a arte

Elbio José Rocha se transforma em Elbio Tatoo após 18h30, quando ele dá vazão a uma das atividades que mais gosta de fazer

Elbio Tatoo (Foto: RSN)

Vocês percebem que tatuar o corpo é uma prática comum nos dias atuais? São homens e mulheres, de várias faixas etárias, que adornam o corpo com marcas na pele. Eu mesma, escolhi ter sete tatuagens. Tinha três, mas aproveitei o feriado de Carnaval para me entregar às mãos do Elbio Tatoo. Foram cerca de duas horas de muita conversa, música boa. E entre agulha e tinta, o desenho fluiu no antebraço direito.

O olhar de Deus cuidando do dia e da note (Foto: RSN)

De acordo com Elbio, que encontrou nessa arte um ‘hobby’ após às 18h, a tatuagem remonta à Antiguidade. Apesar de parecer uma moda relativamente recente, é uma tradição ancestral. “A história da tatuagem mostra que a prática está presente na humanidade desde, pelo menos, 3.000 anos antes de Cristo”.

Na Grécia, no século XVIII, a tatuagem era para punir e degradar prisioneiros e escravos fugitivos. Os romanos, tatuavam a face e as mãos dos escravos e de pessoas punidas. E está aí a origem do preconceito que impera até hoje. Em 1500 no Brasil os povos indígenas já tinham essa arte corporal. Cada tribo tinha o ritual e os desenhos para poder se diferenciar entre os demais.

Conforme a tendência atual, a moda vem tomando tanto espaço que, a partir de 2020 esse mercado cresceu 24%. Elbio, por exemplo, tem agenda cheia semanalmente. “As pessoas procuram muito e o meu desejo é um dia trabalhar somente no meu estúdio”. *Confira a reportagem em vídeo no RSNTV, logo abaixo.

SERVIÇO

Elbio Tatoo: Instagram ou Facebook. Orçamentos pelo whatsApp  (42) 9 9991-7317.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.