22/08/2023
Região Saúde

Entre os 30 municípios do PR em notificação de dengue

imagem-109670

 Da Redação, com Odair José 

Reserva do Iguaçu – Manter a cidade livre da dengue é um dos objetivos das ações de conscientização promovidas pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde. O trabalho e a colaboração da população deram resultado: Reserva do Iguaçu está entre os 30 municípios do Paraná sem notificação de suspeitas ou casos de dengue, conforme aponta o Informe Técnico da Secretaria de Estado da Saúde.

Outro dado comprova que o município está livre da dengue. No mês de fevereiro, agentes entomológicos do Estado realizaram um monitoramento na sede do município e na Vila Copel, para verificar se havia população do mosquito Aedes aegypti. Apesar de terem surgido algumas suspeitas a partir de larvas encontradas, os resultados foram negativos.

O segredo para a eficácia no combate à dengue está na prevenção por meio de políticas públicas de qualidade, sendo que as autoridades sanitárias agem como se estivessem à beira de uma epidemia. As ações preventivas são realizadas continuamente, e intensificadas todo o dia 9 de cada mês, com uma mobilização geral da população.

Para o técnico em vigilância, Mauro Antonichen, o resultado positivo é mérito do trabalho em equipe de vigilância e da população, que tem se conscientizado na medida em que aceitam as orientações repassadas pelas agentes de endemias. “Todas as ações que fizemos deram certo, e é graças ao trabalho de todos os envolvidos, e à colaboração da população, que continuamos livres da dengue”, disse.

“Para mim como secretário, esse resultado é motivo de orgulho, por ter profissionais capacitados e comprometido com o bem da população. Quem ganha com essas ações somos todos nós, pois ficamos livres da ameaça que é o Aedes aegypti. No entanto, esse resultado não é motivo para descuido, sendo que devemos continuar em alerta, não deixando água parada”, disse o secretário de Saúde, Luiz Zanon. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.