22/08/2023
Guarapuava Política

Entre outras homenagens, ‘Frau Leh’ dá nome a Cmei em Entre Rios

Elizabeth Leh recebe homenagem póstuma proposta pelo vereador 'Vardinho' que dá o nome dela a Centro de Educação Infantil em Entre Rios

frau leh

Elizabeth Leh recebe homenagem póstuma proposta pelo vereador ‘Vardinho’ que dá o nome dela a Centro de Educação Infantil em Entre Rios (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma iniciativa do vereador Valdemar dos Santos, o ‘Vardinho’, homenageia uma das lideranças mais significativas de Entre Rios, em Guarapuava. Aprovado pela Câmara, a partir de agora o Centro Municipal de Educação Infantil passa a ser chamado de ‘Elisabeth Mayer Leh’.

Falar sobre a ‘Frau Leh’ é lembrar da mulher de expressão serena e que poderia inspirar a protagonista de um documentário sobre as lutas e conquistas dos imigrantes que vieram para o Brasil. De acordo com a justificativa para a homenagem, a ‘Frau Leh’ chegou em Guarapuava 1951 com a família. Participou do processo de colonização da Região. Em 1958, casou-se com Mathias Leh, falecido em 1994. Mathias Leh presidiu a Cooperativa Agrária Mista de Entre Rios durante 28 anos. O casal teve cinco filhos.

Moradora do distrito de Entre Rios, essa iugoslava, nascida na cidade de Llaca, em 30 de novembro de 1939, teve que fugir dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Deixou para trás a pátria e amigos. Mas trouxe na bagagem a esperança de uma vida de paz e prosperidade. A capacidade dela de sobrepor-se às dificuldades, fez com que Elisabeth Leh se tornasse exemplo de mulher e cidadã a ser seguido. Mesmo lutando contra um câncer, a doença entretanto, nunca a impediu de trabalhar ativamente em projetos sociais.

Assim sendo, D. Elisabeth engajou-se em diversos projetos comunitários. De acordo com o vereador, um dos primeiros, o Clube Social Elisabeth, reunia esposas de colonizadores. Elas desenvolviam atividades em favor da comunidade pobre do distrito. A entidade promovia bazar de roupas usadas obtidas com apoio de obras sociais da Europa. Em 1990, o clube passou a chamar-se ‘Associação Beneficente de Senhoras de Entre Rios’.

PROJEÇÃO

Algum tempo depois, Elisabeth e o grupo de voluntários se viam às voltas com o “Projeto Jovens em Ação. O ‘Projeção’ atende adolescentes de baixa renda, com idades entre 12 e 18 anos. No contraturno eles participam de oficinas, recreação, música, dança e esportes. De acordo com ‘Vardinho’, estão em andamento 22 oficinas, que reúnem aproximadamente 280 jovens. Eles recebem a orientação de dois funcionários e voluntários como padres, pastores e professores.

Conforme o histórico em 2004 surgiu o projeto ‘Todo Tempo na Escola’. Trata-se de uma parceria com Sociedade Beneficente das Senhoras de Entre Rios, Prefeitura e o Grupo Cidadãos de Rastatt. Além disso, os adultos também entraram no radar dos projetos. Para eles existe o Grupo que frequenta aulas de alfabetização.

O projeto está instalado no distrito, na Vila Abegail, a comunidade mais pobre do lugar. Dona Elisabeth ainda foi conselheira ativa na Fundação Cultural Suábio-Brasileiro. Em 2002 participou da reabertura do Hospital Semmelweis como membro do Conselho Curador da Fundação Semmelweis de Entre Rios.

Elisabeth Leh já foi homenageada como “Mulher Cidadã” pela Câmara Municipal de Guarapuava, e pelo Clube Soroptimista. Em 2006, novamente pela Câmara, recebeu o título de “Cidadã Honorária’ de Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.